A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), e a Comissão Europeia, a partir da Chamada Confap – ERC IA 2025, abriu inscrições para pesquisadores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) da Paraíba interessados em apresentarem propostas conjuntas com a União Europeia. O Governo da Paraíba apoiará duas propostas por meio da Fapesq, no valor máximo de até R$ 20 mil (R$ 10 mil cada), com vigência de até 12 meses, recurso para mobilidade (passagens, seguro viagem, diárias), para realizar experiências conjuntas ou atividades de pesquisa semelhantes.
A chamada é realizada no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement – IA) assinado entre a Comissão Europeia e o Confap em outubro de 2016, no contexto do programa Horizon 2020, e atualmente vigente no programa Horizon Europe (2021–2027). O objetivo é apoiar a mobilidade de pesquisadores doutores sediados no Brasil para integrarem equipes de pesquisa na Europa, em projetos financiados pelo ERC. O Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) apoia projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento.
Esta chamada convida pesquisadores do estado da Paraíba a buscar colaborações de pesquisa com pesquisadores já apoiados por subsídios do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) e tem como objetivo apoiar o intercâmbio de pesquisadores doutores do Brasil, para integrarem equipes de pesquisadores na Europa com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).
Para serem elegíveis à possibilidade de financiamento por parte da Fapesq, o candidato deve ser vinculado à Instituição de ensino e/ou pesquisa no estado da Paraíba e devem atender aos critérios de elegibilidade que são:
a) Ter nacionalidade brasileira; b) Ter diploma de doutor, possuir vínculo empregatício com uma Instituição de Ensino Superior (IES) e/ou Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTIs) com sede no estado da Paraíba e ter produção científica ou tecnológica nas áreas de conhecimento que a chamada determina; d) Não estar cursando a pós-graduação ou estágio pós-doutoral fora do estado; e) Ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes; f) Ter cadastro e estar adimplente junto à Fapesq.
Submissão de propostas – As propostas devem ser submetidas mediante cadastro na plataforma do Confap, disponível no link: https://sistema.confap.org.br.
Após a submissão, os pesquisadores elegíveis terão acesso, na própria plataforma, às informações sobre os projetos financiados pelo ERC aptos a receber pesquisadores do Brasil, incluindo a descrição dos projetos e os respectivos contatos. Esse acesso não é automático, sendo liberado apenas após a análise de elegibilidade.
Após divulgação do resultado final pelo Confap, o proponente da Paraíba que for selecionado deverá obrigatoriamente submeter sua proposta por meio do sistema SIGFAPESQ.
O prazo final para envio das propostas vai até 3 de novembro de 2025.
Acesse a íntegra da chamada ERC – Confap – 2025 aqui, e a retificação publicada em 22/09/2025 aqui.
Acesse a chamada com os critérios adotados pela Fapesq aqui.
Cronograma
· Lançamento da chamada com os critérios adotados pela Fapesq
· Data limite para envio de propostas: 3 de novembro de 2025
· Início da mobilidade dos pesquisadores com projetos aprovados: a partir do primeiro semestre de 2026.
Mais Informações
Para mais informações, acesse o site do ERC: https://erc.europa.eu/managing-your-project/set-and-develop-your-team
Dúvidas gerais sobre a chamada podem ser esclarecidas pelo e-mail: internacional.confap@gmail.com
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.