O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lançou nesta terça-feira (3) em Salvador a 3ª edição do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios (ConSIM). Durante o evento, Fávaro assinou um protocolo para a integração de 39 consórcios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).
Lúcio Matos. superintendente Federal da Agricultura na Paraíba, participou do encontro nacional de superintendentes em Salvador com o ministro Carlos Fávaro e governador da Bahia, Jerônimo Rodrigo
O ministro destacou que desde a criação do programa em 2006, o número de municípios certificados pelo Sisbi-POA saltou de 308 até 2022 para 1.561 em 2023. Na Bahia, o projeto já alcança 85% dos municípios, tornando o estado uma referência no setor.
A nova edição do ConSIM beneficiará 768 municípios em 14 estados, incluindo Bahia, Alagoas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e tem como objetivo ampliar o comércio de produtos de origem animal, antes restrito a nível municipal, para todo o território nacional.
O secretário adjunto de Defesa Agropecuária do Mapa, Allan Alvarenga, reforçou o compromisso do governo com a segurança alimentar, enquanto o secretário de Agricultura da Bahia, Wallison Tum, destacou o impacto econômico positivo para a agroindústria baiana.
Com o ConSIM, o governo visa desenvolver as agroindústrias familiares e de pequeno porte, gerando empregos e garantindo produtos de maior qualidade e segurança para a população.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.