Feriado altera expediente na PMJP na segunda

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) não terá expediente na próxima segunda-feira (8) devido ao feriado religioso de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Apesar disso, os serviços considerados essenciais oferecidos pelo governo municipal, entre eles o da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) funcionarão normalmente.

O feriado de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é um dos quatro feriados religiosos municipais, de acordo com a Lei Municipal nº 8.805 de 23 de maio de 1999. O secretário de Administração, Roberto Wagner Mariz Queiroga, explica que por se tratar de um feriado municipal, não é necessária a publicação de uma portaria informando da interrupção do expediente da segunda-feira.

O expediente, encerrado no final da tarde desta sexta-feira (5), só será retomado na manhã da terça-feira (9), quando também serão liberados os veículos oficiais, que ficam guardados no Centro Administrativo Municipal (CAM) ou nas secretarias externas, durante o feriado. Durante este período, os veículos só poderão ser retirados do CAM, em caráter excepcional, com autorização dos secretários das pastas.

Comemoração - A Igreja Católica celebra em 8 de dezembro o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da igreja rumo ao Natal do Senhor.

Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria. O dogma Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, com a bula Ineffabilis Deus.