O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) tem uma nova direção. O desembargador Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho foi escolhido como presidente para o biênio 2025/2026, em uma sessão administrativa realizada nesta quarta-feira (9). A reunião, presidida pelo desembargador João Benedito da Silva, também resultou na eleição do desembargador João Batista Barbosa como vice-presidente e do desembargador Leandro dos Santos como corregedor-geral de Justiça.
Em seu discurso, João Benedito da Silva enfatizou a importância do momento: “Estamos iniciando uma nova fase na Corte com a eleição de Frederico Coutinho e sua equipe. Estou confiante de que eles conduzirão o tribunal com competência e compromisso”, declarou.
Emocionado ao assumir o cargo, Coutinho agradeceu a confiança recebida e destacou o apoio de sua família, ressaltando a importância de uma gestão inclusiva. “Não estarei sozinho nessa jornada; todos são parte dessa liderança. Vamos trabalhar juntos, ouvindo e considerando as opiniões de cada membro do tribunal”, afirmou.
O novo presidente frisou a missão do TJPB de servir à sociedade, especialmente os mais vulneráveis. “Nossa prioridade deve ser olhar para o cidadão e suas necessidades. Agradeço pela confiança, que é de todos nós”, completou.
Além da eleição da presidência, a sessão também definiu novos líderes em outras áreas do tribunal. O desembargador Joás de Brito Pereira Filho assumirá a direção da Escola Superior da Magistratura (Esma), sucedendo o desembargador Ricardo Vital de Almeida. A ouvidoria do TJPB ficará sob a responsabilidade da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, com o desembargador Aluizio Bezerra Filho como ouvidor substituto.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.