O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, vai receber a mais importante outorga conferida pelo Comando da PM às personalidades que mais se destacaram e prestaram relevantes serviços à Polícia Militar.
Além do presidente da Assembleia Legislativa, serão homenageados a vice-governadora, Lígia Feliciano; o secretário de estado do Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças, Tarcio Handell; o promotor de Justiça da Auditoria Militar, Fernando Antônio Ferreira de Andrade; a superintendente da Suplan, Simone Guimarães; o superintendente regional da Polícia Federal, Nivaldo Farias de Almeida; o pároco Marcondes Meneses; o comandante do Primeiro Grupamento de Engenharia, Daniel de Almeida Dantas; entre outras autoridades civis e militares.
O presidente da Assembleia Legislativa se disse muito feliz com o reconhecimento concedido pela Briosa. “Para nós, é uma honra receber a mais alta comenda da Polícia Militar da Paraíba. Receber um mérito de uma instituição tão séria e importante, feita por homens e mulheres de bem e que trabalham dia e noite, incansavelmente, na defesa dos cidadãos da Paraíba é um reconhecimento que muito nos emociona e que nos motiva a trabalhar cada vez mais pelo nosso povo”, pontuou Adriano Galdino.
Sobre a medalha
A medalha de mérito “Cel PM Elísio Sobreira” foi criada para ser entregue no dia do patrono da Polícia Militar da Paraíba, reconhecendo a dedicação e os feitos heróicos do Cel. Elísio Augusto de Araújo Sobreira, durante sua passagem pela corporação. O data que presta homenagem ao patrono da Polícia Militar foi instituído pelo Decreto no.15.489 de 09 de Agosto de 1993.
Registra a história que no dia 03 de fevereiro de 1832 foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Paraíba. Já em 1834, com o advento de uma emenda à Constituição do Império, as províncias ganharam autonomia, sendo criado o Poder Legislativo provincial. Na primeira reunião da Assembleia Legislativa, em 02 de junho de 1835, o Coronel PM Elísio Sobreira, através da Lei nº 09, altera o nome para “Força Policial”. Em 1892 passou a denominar-se de Corpo Policial.
Elísio Sobreira
Ao longo de 183 anos de existência, a Polícia Militar da Paraíba participou de momentos históricos importantes na Paraíba e no Brasil. Em 1912 o então alferes Elísio Sobreira enfrentou grupos armados na região do Cariri paraibano. Em 1926 o tenente coronel Elísio Sobreira dirigiu pessoalmente a luta no combate à Coluna Prestes no sertão paraibano.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.