Governo apresenta projeto Cidade Madura em congresso de municípios de PE

A experiência exitosa da Paraíba com o Programa Condomínios Cidade Madura ganhou destaque no 6º Congresso Pernambucano de Municípios, que se encerra nesta quarta-feira (30), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife (PE). O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), foi convidado a participar do evento pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), para apresentar o programa que vem sendo referência para outros Estados como política habitacional para idosos.

O evento tem como principal objetivo discutir as principais questões relacionadas ao municipalismo do estado de Pernambuco e do país, contribuindo assim para uma gestão cada vez mais sustentável e inovadora. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) foi representada pela gerente executiva da Proteção Social Básica da Sedh, Gilmara Oliveira, que fez a apresentação do Programa Cidade Madura nessa terça-feira (29).



Acompanhada da gerente operacional do Programa Cidade Madura, Adjane de Medeiros Rocha, ela representou a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Pollyanna Dutra, na Mesa Temática: Desafios das Cidades Para o Futuro – Moradia, Mobilidade e Acessibilidade.



Na ocasião, Gilmara Oliveira externou satisfação em apresentar o Cidade Madura no evento. “É com satisfação que podemos apresentar a nossa experiência do Programa Cidade Madura, discorrendo sobre a Legislação, critérios de acesso, panorama do programa e sua estrutura física; disseminar a experiência desse equipamento que cumpre sua função de direito a habitação e social, oportunizando a outros Estados, o olhar necessário para o segmento crescente, que é o da pessoa idosa, suas especificidades em relação a oferta de serviços, programa, projetos e benefícios, no contexto do processo de envelhecimento”, afirmou Gilmara.



Para a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) de Pernambuco, Simone Benevides, “o Cidade Madura é um projeto inovador, uma iniciativa excelente que deve ser copiado, deve ser dado ressonância em outras partes do país. Temos aqui o aluguel social, não com o viés do idoso, mas com a possibilidade para população de rua. A Paraíba está de parabéns, a explanação da Gilmara foi extremamente esclarecedora, o Programa é muito interessante”.

A presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Márcia Conrado de Lorena e Sá Araújo, falou da importância do Congresso na busca de soluções criativas e eficientes para o desenvolvimento municipal. “Com a temática central da inovação e da sustentabilidade, estamos comprometidos em impulsionar a construção de um futuro próspero, equilibrado e ambientalmente responsável. Vamos socializar as melhores práticas e experiências de sucesso que estão transformando nossos municípios em modelos de excelência”, destacou.

Condomínios Cidade Madura - É um programa habitacional voltado para idosos que objetiva oferecer uma moradia mais digna à essa população. Além de uma estrutura com espaço de convivência, é oferecido aos moradores atendimento médico no local, fisioterapia e assistência social.



Os Condomínios são compostos por 40 unidades habitacionais e atualmente foram entregues e estão em funcionamento em sete cidades: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras, Sousa, Patos, Monteiro. Em construção Bayeux – previsão de entrega no próximo mês; Mamanguape e Catolé do Rocha. Com licitação prevista para outubro, na cidade de Conceição, este último o primeiro de caráter regionalizado e com 64 habitações.