O Governo do Estado da Paraíba assumiu, oficialmente, a coordenação-geral do Programa Nordeste Acolhe. A missão foi repassada para o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Pollyanna Dutra, pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. O ato aconteceu durante reunião da Câmara Temática da Assistência do Consórcio Nordeste, que está acontecendo no estado do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (1).
O Nordeste Acolhe é um programa de cuidado e proteção a um segmento social ora invisibilizado pelas políticas públicas e sociais: os(as) órfãos(ãs) da pandemia da covid-19. “Para se ter uma ideia, a pandemia do coronavírus vitimou no Brasil cerca de 700.000 vidas ao longo de quase três anos em que convivemos com as suas graves consequências, deixando um número de aproximadamente 130 mil crianças e adolescentes órfãos no Brasil, de acordo com o primeiro estudo inédito internacional publicado na Revista The Lancet”, explicou a secretária Pollyanna Dutra.
A orfandade gerada pela pandemia da covid-19, conforme discutido durante a reunião da Câmara, não é uma pauta pontual, mas uma expressão latente da questão social, motivo pelo qual, uma das medidas discutidas foi a federalização do programa, que, conforme Pollyanna Dutra, em breve será uma realidade. “A Paraíba assume a frente do Programa com essa missão, de fazer com ele que permaneça firme e forte garantindo a segurança de crianças e adolescentes ao redor da região Nordeste e que este compromisso se expanda para outros estados do país, com sua federalização. Outra discussão importante é tratar dos órfãos do feminicídio, outro desafio que se coloca nesse novo momento do Programa, que agora está sob a coordenação da Paraíba. Assumimos essa missão com orgulho, certos de que essa política casa perfeitamente com as políticas implementadas pelo governador João Azevêdo e pelo presidente Lula”, acrescentou Pollyanna.
Para a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, repassar o programa para um dos estados mais acolhedores da Região, demonstra o compromisso com a sua continuidade. Ela assumiu a responsabilidade de seguir trabalhando ao lado da Câmara com foco nesse momento de reconstrução do país, reiterando a importância do enfoque da Câmara na proteção e no cuidado com quem mais precisa.
Sobre o Paraíba que Acolhe
O Programa ‘Paraíba que Acolhe’ é resultado de uma ação da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste, que estabeleceu o programa ‘Nordeste Acolhe’ em todos os nove Estados da região, voltado para a promoção de ações de proteção social, incluindo auxílio financeiro, no valor de R$ 500, por criança ou adolescente órfãos em decorrência da Covid-19, no âmbito da Política Estadual de Assistência Social. Atualmente, esse valor passou por uma atualização no estado, passando a ser de R$ 534,32 por beneficiário.
A iniciativa foi pioneira e a Paraíba foi o primeiro Estado do Nordeste, por orientação do Governador João Azevêdo, a pagar o benefício e promover estratégias de identificação dos órfãos da covid-19. A equipe cumpre até os dias atuais o esforço de, junto aos CRAS, os principais parceiros, identificar, cadastrar e acompanhar esse público e suas respectivas famílias.
Reunião da Câmara Temática
Além do repasse da coordenação do Programa, a Câmara Temática realizou séries de discussões ao longo da quinta-feira construindo uma pauta de prioridades que será apresentada ao Ministro Wellington Dias nesta sexta-feira (2).
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.