Governo da Paraíba conquista Prêmio Selo de Mérito em programas habitacionais
10 de novembro de 2023
Redação

O Governo da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), alcançou mais uma premiação “Selo de Mérito”, o mais importante reconhecimento do setor de Habitação Social do Brasil. O Projeto da Cehap no Residencial Rosa Luxemburgo, em Várzea Nova, no município de Santa Rita, foi destaque entre as demais iniciativas enviadas de todo o país e conquistou a Categoria Trabalho Social.

A entrega oficial do prêmio concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano será no próximo dia 29 de novembro, durante o 70° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, no Rio de Janeiro.

Rosa Luxemburgo – O Residencial Rosa Luxemburgo, construído pelo Governo da Paraíba, por meio da Cehap, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, é composto por 576 apartamentos e está localizado em uma área de alta vulnerabilidade social. Muitas das famílias contempladas viviam em situação precária de moradia e passaram a contar com residência própria e também com rede coletora de esgotos, rede de abastecimento, entre outros benefícios.

A Cehap desenvolveu uma ação estratégica com estímulos à participação dos moradores, como rodas de conversas, teatrais, músicas, feiras e oficinas. Essa participação leva a um dos objetivos: emprego e renda, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, em parceria com o Senai, preparando para o mercado de trabalho. Os de melhor aproveitamento fazem estágios na própria Cehap.

Na Paraíba, nos últimos anos, a cada novo projeto habitacional construído, a Cehap tem aprimorado esse trabalho social, realizando ações que efetivamente modificam e transformam a vida das pessoas, elaborando uma metodologia participativa, estabelecendo sempre uma proximidade com os beneficiários, acolhendo as necessidades e promovendo uma mudança por meio dessa oferta.

Destaque – Na edição de 2022, o Governo da Paraíba conquistou outras duas premiações Selo de Mérito, com a desprivatização e a regularização fundiária do município de Rio Tinto, uma ação histórica, fruto de uma decisão do governador João Azevêdo para resolver o problema de centenas de famílias que habitavam em casas alugadas, pertencentes à antiga fábrica de tecidos na cidade; e com o Programa Estadual Parceiros da Habitação (PPH), que institui parcerias do Governo da Paraíba com municípios, movimentos de moradia, entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos para construção de unidades habitacionais.

A presidente da Cehap, Emilia Correia Lima, comemorou mais um avanço na habitação paraibana. “Esse é mais um prêmio que serve para mostrar que a Paraíba é um exemplo para o Brasil. Esse reconhecimento mostra que estamos construindo uma responsabilidade à frente do nosso tempo, com novos paradigmas”, disse.

O Prêmio – O Selo de Mérito, premiação realizada pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (ABC/FNSHDU) dentro do Fórum Nacional da Habitação, que acontece anualmente, tem o objetivo de estimular e divulgar os projetos relevantes desenvolvidos pelas entidades afiliadas à ABC no âmbito da habitação de interesse social e do enfrentamento aos problemas históricos de irregularidade e risco, além da busca de alternativas inovadoras, sustentáveis social e ambientalmente que contribuam para a melhoria da qualidade do ambiente construído, respeitando a cultura e os costumes do público alvo e incentivar o aperfeiçoamento das estruturas de estados e municípios objetivando o enfrentamento do déficit habitacional nos seus aspectos qualitativos e quantitativos.

Compartilhe: