Governo da Paraíba recebe Selo de Mérito 2023 em programas habitacionais

O Governo da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), recebeu, nesta sexta-feira (1), o prêmio “Selo de Mérito”, com o Projeto Social no Residencial Rosa Luxemburgo, em Várzea Nova, no município de Santa Rita. A premiação é considerada o mais importante reconhecimento do setor de Habitação Social do Brasil.

A entrega aconteceu durante o 70° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, no Rio de Janeiro. O evento e o prêmio são realizados pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Com o título “Dignidade e Oportunidades”, a Paraíba conquistou a Categoria Trabalho Social. O Residencial Rosa Luxemburgo foi construído pelo Governo da Paraíba com 576 apartamentos em uma área de alta vulnerabilidade social da região metropolitana da capital. Muitas das famílias contempladas viviam em situação precária de moradia e passaram a contar com residência própria e também com rede coletora de esgotos, rede de abastecimento, entre outros benefícios.

A Cehap desenvolveu uma ação estratégica com estímulos à participação dos moradores, com rodas de conversas, feiras, oficinas. Essa participação contribuiu para implantação de outras melhorias, como a oferta de cursos profissionalizantes e a geração de emprego e renda.

A presidente da Cehap, Emilia Correia Lima, recebeu o prêmio ao lado do diretor técnico da Cehap, Cláudio Batista; e do gerente executivo de Programas Habitacionais, Gildimar Alves. “Durante esse evento nós acompanhamos as ações na habitação em nível de Brasil e percebemos o quanto a Paraíba se destaca dentro desse cenário. Nosso objetivo é continuar inovando e contribuindo para o avanço das melhorias, especialmente para quem mais precisa”, destacou Emília.

Na Paraíba, nos últimos anos, a cada novo projeto habitacional construído, a Cehap tem aprimorado esse trabalho social, realizando ações que efetivamente modificam e transformam a vida das pessoas, elaborando uma metodologia participativa, estabelecendo sempre uma proximidade com os beneficiários, acolhendo as necessidades e promovendo uma mudança por meio dessa oferta.

Destaque - Na edição de 2022, o Governo da Paraíba conquistou outras duas premiações Selo de Mérito, com a desprivatização e a regularização fundiária do município de Rio Tinto, uma ação histórica, fruto de uma decisão do governador João Azevêdo para resolver o problema de centenas de famílias que habitavam em casas alugadas, pertencentes à antiga fábrica de tecidos na cidade; e com o Programa Estadual Parceiros da Habitação (PPH), que institui parcerias do Governo da Paraíba com municípios, movimentos de moradia, entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos para construção de unidades habitacionais.

O Prêmio - O Selo de Mérito, premiação realizada pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (ABC/FNSHDU) dentro do Fórum Nacional da Habitação, que acontece anualmente, tem o objetivo de estimular e divulgar os projetos relevantes desenvolvidos pelas entidades afiliadas à ABC no âmbito da habitação de interesse social e do enfrentamento aos problemas históricos de irregularidade e risco, além da busca de alternativas inovadoras, sustentáveis social e ambientalmente que contribuam para a melhoria da qualidade do ambiente construído, respeitando a cultura e os costumes do público alvo e incentivar o aperfeiçoamento das estruturas de estados e municípios objetivando o enfrentamento do déficit habitacional nos seus aspectos qualitativos e quantitativos.