Governo inaugura 40 sistemas de dessalinização

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), inaugura, às 9h desta terça-feira (23), mais 40 sistemas de dessalinização em 27 municípios do Agreste e Cariri paraibanos, num investimento de mais de R$ 5,6 milhões. Esta é uma ação do Programa Água Doce (PAD) que beneficia diretamente 8.705 pessoas de 2.580 famílias.

A inauguração ocorre no sistema do Sítio Tabocas, município de Itatuba (região metropolitana de Campina Grande), com as presenças do secretário da Seirhma, Deusdete Queiroga; do ministro do MDR, Rogério Marinho; e de técnicos da Coordenação Estadual do PAD, prefeitos dos municípios envolvidos e secretários municipais. Em seguida, a comitiva fará visita às obras do Canal Acauã-Araçagi, também no município de Itatuba.

As 40 unidades a serem inauguradas fazem parte dos 93 Sistemas de Dessalinização instalados no Estado, em 42 municípios, beneficiando diretamente a 7.448 famílias, com 27.245 pessoas no Estado, (que vão buscar água nos sistemas) e mais cerca de 30 mil pessoas indiretamente, que são atendidas em escolas, creches, PSFs, hospitais, órgãos da administração municipal, igrejas. Foram investidos no programa R$ 22.717.932,01. Com atuação nas regiões do Cariri, Seridó, Curimataú e Agreste.

O Programa Água Doce é uma ação do governo Federal em parceria com o Governo do Estado e Municípios e atende a cerca de 200 instituições municipais e sociedade civil, prioritariamente a comunidades rurais localizadas no Semiárido brasileiro. O Programa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.