As obras do Hospital Metropolitano de Santa Rita seguem o cronograma previsto e a estrutura já começa a tomar forma. O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), em parceria com o Governo Federal, está investindo R$ 60 milhões na construção da nova unidade hospitalar da Paraíba que vai atender aproximadamente 60 municípios, entre os quais Cabedelo, João Pessoa, Conde, Lucena, beneficiando mais de 2 milhões de paraibanos.
A superintendente da Suplan, Simone Guimarães, afirmou que este é um grande investimento do Governo do Estado. O hospital está sendo construído em um terreno de 28 mil metros quadrados, dos quais 18 mil metros quadrados estão sendo tomados pela obra, onde aproximadamente 130 operários, entre carpinteiros, montadores, armadores e ajudantes, trabalham sob a supervisão do mestre de obras Francisco Augusto. Segundo ele, 97% desses trabalhadores são moradores da própria cidade de Santa Rita. Eles trabalham de segunda a sexta-feira das 7h às 17 horas.
“No dia-a-dia, a equipe de fiscais da Suplan monitora todo o andamento, medição e o desempenho das diversas etapas, repassando informações à direção da Suplan com planilhas, fotografias, para garantir o padrão de qualidade da construção”, afirmou Glória Leite Sousa, uma das fiscais da Suplan, adiantando que até o momento não houve nenhum acidente na obra.
O Hospital terá cinco pavimentos que proporcionarão à população o acesso a serviços qualificados nos demais segmentos de atendimento à Saúde, tais como: Urgência e Emergência, serviços de Pediatria e Maternidade, Centro de Imagem, Hemoterapia, Unidades de Terapia Intensiva – neonatal, materno, infantil e adulto, e ainda um Centro Cirúrgico com salas destinadas a cirurgias gerais e salas de parto.
De acordo com Simone Guimarães, são cinco salas de cirurgia e 209 unidades de leitos distribuídos em observação de Obstetrícia – 6 leitos; observação adultos – 18 leitos; observação pediátrica – 12 leitos; 6 leitos de emergência; 2 leitos de isolamento, 26 leitos de enfermaria Obstetrícia; 28 de enfermaria pediátrica; 58 leitos de enfermaria para adultos; 13 leitos de UTI materna; 8 leitos de UTI Neonatal; 9 leitos de UCI; 10 leitos de UTI pediátrica e outros 13 leitos para adultos.
A superintendente da Suplan adiantou que o Hospital Metropolitano de Santa Rita tem conclusão prevista para abril de 2017.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.