Governo lança censo para pessoas com deficiência, na segunda-feira



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), lança, nesta segunda-feira (20), o Cadastro Estadual da Pessoa com Deficiência (Censo PcD), que tem a finalidade de conhecer melhor esse universo e subsidiar a implantação de políticas públicas nas diversas esferas do Governo voltadas para esse segmento da população. O lançamento será realizado durante uma live, às 10h, nos canais oficiais do Governo do Estado na internet.



A iniciativa da realização de um cadastro para as pessoas com deficiência na Paraíba surgiu a partir da necessidade de dados fidedignos em relação a esse segmento populacional, pois até agora são utilizados como base os dados do Censo 2010, que foi norteador para a elaboração desta ação.



Durante a live, que contará com a participação do secretário de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira; da presidente da Funad, Simone Jordão; e da presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Suzy Belarmino, será apresentada a dinâmica do Cadastro e como acessá-lo, no portal do Governo do Estado. Haverá uma ampla divulgação dessa ferramenta, de modo que todas as pessoas com deficiência possam participar.



A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou que o Governo da Paraíba, no mês que se comemora a luta da pessoa com deficiência e a inclusão, demonstra o compromisso com o segmento, numa ação intersetorial para fazer um diagnóstico abrangente sobre a situação da pessoa com deficiência na Paraíba, traçando um perfil dessa população, para gerar indicadores precisos e atuais que vão nortear as políticas públicas, ações e programas voltados ao segmento.