Grupo de Ricardo anuncia saída do PSB e detona Gervásio Filho

De saída do PSB, dirigentes do partido em João Pessoa, usaram as redes sociais da própria sigla para detonar o deputado federal Gervásio Filho. Publicaram uma carta, onde deixam claro que estão promovendo a desfiliação coletiva da sigla socialista e acompanharão o ex-governador Ricardo Coutinho.

A carta aberta é assinada, entre outros, por Cassandra Figueiredo, presidente da Comissão Provisória; Verônica Ismael, secretária geral; e Patrícia Oliveira, secretária de organização. Eles colocam que são liderados por Ricardo, Márcia Lucena, Jeová Campos e Cida Ramos.

O grupo ligado ao ex-governador começa a carta lembra que que o PSB teve um crescimento exponencial entre 2005 e 2018, quando o PSB chegou a comandar 52 prefeituras no Estado. "A prática patrimonialista e autoritária, hoje em vigor no PSB não condiz com os princípios socialistas, que têm por base a defesa da liberdade, da justiça social, e a radicalização da democracia".

Na carta, o grupo diz que o deputado Gervásio Maia "não coaduna com esses princípios, não obstante de sua cultura política, de prática oligárquica e de conchavos, que viam sobretudo, garantir sua sobrevivência pessoal na vida pública". E ainda destacam: "O deputado tem, segundo suas declarações intempestivas na imprensa, desconhecido os agentes políticos históricos do PSB. Nega a promover reuniões, desconhece o processo de construção das eleições coletivas e segue negociando a legenda, oferecendo recursos dos do fundo partidário e tempo de propaganda eleitoral, no afã de se estabelecer, em detrimento da identidade socialista do PSB".

O deputado federal Gervásio Maia Filho se filiou ao PSB paraibano no dia 3 de março de 2016, pelas mãos do ex-governador Ricardo Coutinho. Foi recebido com pompas e circunstâncias, em solenidade na sede da Associação Paraibana de Imprensa, onde estavam o atual governador, João Azevêdo, e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino.

Na época, Ricardo Coutinho não poupou elogios a Gervásio Filho e destacou a trajetória política e a relação com seu pai, Gervásio Maia, afirmando que a chegada do deputado federal era um fato importante para o ano de 2016. “Temos uma história anterior, uma história de relação minha com Gervásio Maia, pai do deputado Gervásio Filho, uma historia que passa pelas transformações que nós fizemos na prefeitura de João Pessoa, uma historia de muita devoção e trabalho que a cidade toda reconhece, e tudo isso ao longo desse tempo, já que a história não me permitiu ter Gervásio Maia pai como meu vice em 2008, mas hoje podemos contar com a filiação de Gervásio Filho, não apenas dele, mas de um enorme grupo de prefeitos, vices, vereadores, um grupo forte, que faz dele um dos deputados mais votados, traz exatamente para o PSB, reforçando o projeto dos nossos aliados e ao mesmo tempo construindo o presente e o futuro”, destacou Ricardo.