O vice-presidente do Senado, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou, nesta segunda-feira (16), da inauguração do Hospital de Amor em Campina Grande. A unidade provisória, localizada na Avenida Floriano Peixoto, zona oeste da cidade, oferece exames de prevenção ao câncer de mama, colo do útero, boca e pele, enquanto o prédio definitivo é finalizado. A cerimônia contou com a presença da ex-senadora Nilda Gondim e da ex-primeira-dama de Campina Grande, Ana Cláudia.
Durante o evento, o diretor médico das unidades móveis do Hospital de Amor, Dr. Raphael Haikel Júnior, ressaltou o papel essencial do senador Veneziano na concretização do projeto. “Essa entrega vai mudar a história do combate ao câncer em Campina Grande. Destaco a importância fundamental do senador Veneziano e da equipe da prefeitura para essa conquista”, afirmou Raphael, mencionando a estrutura do hospital, que inclui área de recepção, sala de mamografia, consultórios, sala de ultrassonografia e setor administrativo.
O secretário de Saúde de Campina Grande, Carlos Dunga Júnior, também sublinhou a relevância do hospital para a cidade. “A palavra é gratidão! Este hospital é resultado do trabalho conjunto de várias pessoas. Com ele, vamos atender cerca de 300 mulheres diariamente, focando na prevenção do câncer de mama e colo do útero. Além disso, o Centro Materno-Infantil vai realizar outras 300 consultas diárias. Estamos felizes com esse esforço coletivo, que envolveu o senador Veneziano, o prefeito Bruno e o deputado Romero Rodrigues”, disse Dunga.
Veneziano destacou a importância do hospital para a saúde pública de Campina Grande. “Agradeço a Deus e a todos que contribuíram para esse presente à cidade. Agradeço também ao senador Davi Alcolumbre, que facilitou nosso contato com a equipe do Hospital de Amor, e ao Dr. Raphael Haikel Júnior, que coordenou o processo em parceria com a equipe de saúde da prefeitura”, comentou o senador.
O Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, é uma referência em tratamento oncológico e ocupa a liderança no ranking Scimago Institutions Rankings (SIR) entre os centros de saúde da América Latina. A instituição foi escolhida pelo Ministério da Saúde, em 2000, como o melhor hospital público do Brasil e, desde 2011, é considerada “instituição irmã” do MD Anderson Cancer Center, nos Estados Unidos, o maior centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo.
Em 2020, o Hospital de Amor realizou mais de um milhão de atendimentos, beneficiando pacientes de 2.335 municípios em todos os estados brasileiros, sempre de forma gratuita. A instituição conta com 380 médicos e mais de 5.300 funcionários em diversas unidades pelo país, concentrando suas atividades em cidades do interior.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.