João destaca parceria da ALPB no combate à pandemia



A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) iniciou, nesta terça-feira (2), a 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Além da presença dos parlamentares, a sessão contou com a participação do governador da Paraíba, João Azevêdo. O chefe do Executivo paraibano destacou a parceria, ações realizadas e leis elaboradas pelo parlamento, que contribuíram com o Governo do Estado na redução dos danos sociais causados pela pandemia.

“Essa Casa sabe disso tanto quanto o Governo, porque esteve no epicentro da zona de guerra, usando os mecanismos e prerrogativas acessíveis para combater o inimigo comum” disse o governador, enfatizando que o os deputados estaduais paraibanos sempre estiveram ao lado do Governo do Estado, a todo instante, propondo, apontando, endossando e até mesmo, ocasionalmente, discordando.

João Azevêdo chamou atenção também para o momento atual que toda a humanidade atravessa, referindo-se à pandemia do novo coronavírus. O governador argumentou que a sociedade clama por mudanças sociais e pelo bom uso dos recursos públicos, desta forma, é preciso rever conceitos, reprogramar posturas e repensar modelos. “A sociedade, definitivamente, clama por efetivas e profundas  mudanças nas relações institucionais, na aplicação dos recursos públicos, no aperfeiçoamento da própria democracia e seus diálogos frequentes. O anunciado “novo normal” terá que ser anexado, também, à classe política, aos governantes e à própria população, fiadora de relações mais pragmáticas e menos midiáticas”, afirmou.

Além de ações e investimentos nas áreas de estrutura, educação, segurança e assistência social, João Azevêdo revelou que a gestão direcionou aproximadamente R$ 342 milhões para o enfrentamento à covid-19, através de obras, serviços, ações emergenciais, recursos hospitalares e recursos humanos para atuar diretamente no combate à pandemia, cuidando daqueles que recorreram ao sistema de saúde.

Em respeito aos que tiveram suas vidas interrompidas ou diretamente atingidas pela pandemia, João ponderou que o Estado vem cumprindo o dever de casa diante da situação de emergência, porém, não há motivos para comemorações. “Nada de balões coloridos para esvanecer a cinza das horas. Fizemos o que foi humanamente possível, dentro do cenário de crise e circunstâncias geopolíticas. Chegamos até aqui vencedores, mas não devemos nos sentir vitoriosos. Ganhamos batalhas, mas ainda não saímos do fronte. O ano de 2020 não merece um verbete cintilante no grande dicionário da história, mas uma lápide polida contendo uma única frase: Choremos por ele, aprendamos por nós”, concluiu o governador.

Também participaram da sessão o defensor Público-Geral, Ricardo Barros; o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Catão; o procurador-geral do Ministério Público, Francisco Seráphico da Nóbrega.

ALPB contra a covid-19

Entre as ações realizadas pela Assembleia no enfrentamento à covid-19, a Casa de Epitácio Pessoa realizou a a distribuição de 100 mil máscaras para profissionais de saúde e 20 mil protetores para evitar a propagação do vírus dentro das unidades de saúde.

Através da Creche e Pré-escola Ângela Maria Meira de Carvalho da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e a Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), foram distribuídas cestas básicas, bombona para álcool em gel e máscaras de proteção contra o coronavírus (Covid-19).

Além da doação de Equipamentos para Proteção Individual (EPI’s), a Assembleia Legislativa da Paraíba repassou R$ 2 milhões para as secretarias estaduais de Desenvolvimento Humano e de Educação, Ciência e Tecnologia para serem aplicados no combate à pandemia do coronavírus (Covid-19). A doação foi feita através do Programa de Apoio do Poder Legislativo ao Enfrentamento do Coronavírus na Paraíba, criado em maio de 2020 pelos deputados estaduais.