Na sexta-feira (22) e no sábado (23), João Pessoa sediará o Encontro da Juventude Ativista do Nordeste sobre o Clima. A data corresponde às mobilizações globais pelo clima que estão articuladas para acontecer antes da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática – COP26, que ocorrerá entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021. Pela primeira vez na história, a Paraíba seria representada nesta edição da conferência da ONU por uma jovem ambientalista. Mikaelly Farias, aluna de escola pública e engajada na mobilização por pautas climáticas desde 2016, irá para cidade de Glasgow, na Escócia, onde será realizado o evento.
Ela levará um documento aprovado no Encontro da Juventude Ativista do Nordeste sobre o Clima. Rafael foi entrevistada no programa Correio Debate, da TV CORREIO, nesta quarta (20). Ela falou de sua trajetória e do evento que será realizado em João Pessoa, com o intuito de auxiliar nordestinas e nordestinos a compreenderem e se prepararem para a década de ação climática intensa que temos pela frente. Mikaelly confirmou que a conferência pretende elaborar uma carta para levar para Glasgow, assinada pela juventude e também por agentes públicos comprometidos em trabalhar localmente para desenvolver as estratégias de contenção ao avanço da crise climática mundial.
Confira no vídeo abaixo a primeira parte da entrevista da jovem ambientalista paraibana Mikaelly Farias.
O principal intuito do evento é promover uma discussão sobre o avanço das mudanças climáticas no território nordestino, levando em conta as consequências e o que pode ser feito no momento para combater, mitigar e adaptar a mudança do clima de forma local. O evento em si terá um foco no protagonismo jovem nas questões ambientais e climáticas, além de promover o diálogo científico-acadêmico e político.
A conferência será realizada pelo Movimento das Juventudes pela Ação Climática, e irá atrair para João Pessoa ativistas de todo o Nordeste. Inspirados pela estudante e ativista sueca Greta Thunberg, jovens no mundo inteiro se organizam nas Fridays For Future, também conhecidas ‘Sextas-feiras pelo Futuro’ realizando greves pontuais às sextas-feiras, e pedindo ações mais ambiciosas e imediatas contra as mudanças climáticas, a fim de evitar maiores catástrofes de origem antrópica no planeta.
“O Nordeste Pelo Clima é uma forma de demonstrar que existe ação climática na nossa região e fazer a juventude do Nordeste ser ouvida. Entendemos que somos parte de uma região chave para compreensão dos impactos da crise climática em territórios socioeconomicamente fragilizados. A pauta climática afetará o Nordeste profundamente. Entretanto, nossa região ainda não assumiu protagonismo na discussão sobre ação climática e justiça socioambiental como deveria”, destacou a jovem Alice Piva, uma das organizadoras do evento.
No vídeo abaixo a segunda parte da entrevista de Mikaelly farias ao Correio Debate, da TV CORREIO:
Nomes de referência da pauta climática nacional deverão participar dos painéis, além de autoridades, técnicos e acadêmicos. As inscrições estão sendo realizadas pelo endereço eletrônico: https://www.sympla.com.br/conferencia-nordeste-pelo-clima__1371577.
*Confira a programação:*
*22 de Outubro de 2021* (Sexta-feira)
10h – Audiência Pública ‘Nordeste Pelo Clima’ – Assembleia Legislativa da Paraíba.
16h – Greve Pelo Clima – Justiça Climática Pelo Nordeste – Largo de Tambaú.
*23 de Outubro de 2021* (Sábado)
9h – Abertura da Conferência Nordeste Pelo Clima – Teatro Paulo Ponte – Espaço Cultural José Lins do Rego.
10h – Painel “O Nordeste inserido no mundo: territorializando a crise climática” – Espaço Cultural José Lins do Rego.
14h – Painel “Ações políticas de mitigação e adaptação para o Nordeste” – Espaço Cultural José Lins do Rego.
*FONTE: Ascom Nordeste Pelo Clima / Fridays For Future Nordeste*
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.