Jovem Senador: aluno de Cajazeiras representou a Paraíba
10 de agosto de 2024
Redação

O estudante Daniel Cristovão da Silva, da Escola Cidadã Integral (ECIT) Professor Crispim Coelho, localizada em Cajazeiras (9ª GRE), está em Brasília representando a Paraíba no Programa Jovem Senador. Ele foi selecionado para participar do programa após vencer um concurso de redação estadual cujo tema foi “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. A Semana de Vivência Legislativa, que teve início na última segunda-feira (05) e finalizou nesta sexta-feira (09), oferece aos estudantes de ensino médio de escolas públicas a oportunidade de vivenciar de perto o processo legislativo brasileiro.

Na segunda-feira (5), Daniel, juntamente com outros 26 jovens de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, participou da cerimônia de posse no Senado Federal. Durante a cerimônia, os jovens foram diplomados e tiveram a oportunidade de votar e eleger sua própria Mesa Diretora, responsável por coordenar as atividades, organizar debates e votações, e representar os demais participantes nas interações com as autoridades do Senado.

“Participar do Programa Jovem Senador tem sido uma experiência transformadora para mim. Quando recebi a notícia de que havia vencido o concurso de redação e que representaria a Paraíba no Senado Federal, senti uma mistura de surpresa, orgulho e responsabilidade. Estar aqui, em Brasília, e vivenciar de perto o processo legislativo brasileiro é algo que eu nunca imaginei possível. A oportunidade de debater, votar em projetos e entender como as leis que impactam nossas vidas são criadas me fez enxergar a política e a democracia de uma maneira completamente nova”, conta Daniel.

O Programa Jovem Senador acontece anualmente e é destinado a estudantes de até 19 anos, oferecendo-lhes uma imersão no funcionamento do Senado. Durante a Semana de Vivência Legislativa, os participantes se envolvem em atividades que incluem a discussão de projetos, a organização de sessões plenárias e o debate sobre questões relevantes para a sociedade, sempre sob a orientação de professores. No caso de Daniel, o professor orientador é Daniel Soares Dantas.

O professor afirma que está sentindo uma alegria imensa e uma sensação de dever cumprido durante essa semana em Brasília. “Ver o esforço e dedicação de um aluno sendo reconhecidos com essa abrangência e projeção é uma realização não só para ele, mas para toda a comunidade escolar. Eu me sentiria feliz se qualquer estudante obtivesse esse resultado, mas mais ainda por saber que se trata de Daniel Cristovão, pela sua história de vida. Essa conquista é fruto do programa da rede estadual Desafio Nota Mil, onde discutimos o tema proposto pelo concurso, e está mostrando para o nosso estudante que a educação será sempre a melhor decisão, o melhor caminho”.

Nesta sexta-feira, os jovens senadores se reuniram no Plenário do Senado para a sessão de encerramento do programa. Durante essa sessão, eles apresentaram os projetos que trabalharam ao longo da semana, com a oportunidade de debater e votar nas propostas desenvolvidas. Os resultados dos trabalhos realizados pelos jovens serão publicados no Diário do Senado Federal.

O Programa Jovem Senador tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer o processo legislativo e as atividades do Senado Federal. Por meio desse projeto, os jovens não apenas ampliam seus conhecimentos sobre política e cidadania, mas também têm a chance de experimentar, na prática, a elaboração de leis e o funcionamento das instituições democráticas. Para participar do programa, os estudantes devem submeter uma redação sobre um tema de relevância social ou política, que varia a cada ano. Os autores das redações vencedoras em cada estado são selecionados para a Semana de Vivência Legislativa em Brasília, onde vivem uma experiência única de aprendizagem e cidadania.

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