Logomarca_ECS_Unipê_ComputaçãoUma ‘onda amarela e verde’ tomou conta do auditório do Espaço Cultural do Unipê na manhã deste sábado (14). Um time de vencedores – com 98 integrantes – foi formado no Curso de Informática da Escola de Computação Solidária (ECS) do Unipê e recebeu o diploma durante a solenidade de encerramento.
A ECS é um projeto social de inclusão digital que já existe há 15 anos e conta com o apoio de Instituições, ONGs e empresas da Paraíba. Na ocasião, cinco computadores reciclados pelo projeto Apoio à Inclusão Digital (AID) foram doados aos melhores alunos da ECS.
Segundo a coordenadora da Escola de Computação Solidária, professora Thayse Christine Souza Dias, o projeto tem o patrocínio da Energisa, Caixa Econômica e Governo Federal. Ela destaca que, este ano, a ECS completa 15 anos de existência, formando jovens paraibanos.
Escola Solidária foi criada em 1999
Desde 1999, quando foi criada, a Escola de Computação Solidária (ECS) já formou mais de 2.100 adolescentes e jovens de baixa renda. E o melhor: unindo o apoio de empresas, ONGs e o trabalho voluntário de alunos do curso de Ciência da Computação do Unipê e outros cursos da área de TI, que dedicam parte do seu final de semana para dar aulas de informática para esses adolescentes.
Projetos se integram
A ECS conta com um grande aliado, o projeto Apoio à Inclusão Digital (AID). Nesse projeto, estudantes de Computação e de cursos de tecnologia do Unipê recebem computadores velhos e obsoletos doados por empresas da Paraíba e constroem novas máquinas, que vão parar nas mãos dos melhores alunos da ECS.
Incentivo aos jovens
A cada seis meses, são formadas turmas de Introdução à Microinformática na ECS, com aulas sempre aos sábados nos laboratórios do Unipê. No final do curso, os melhores alunos da Escola de Computação Solidária recebem computadores doados pelo projeto AID.
São beneficiados adolescentes e jovens de 13 a 18 anos, estudantes de escolas públicas, cujas famílias tenham renda inferior a dois salários mínimos. Eles geralmente são encaminhados por uma instituição parceira.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.computacaosolidaria.org.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.