Leonardo Quintans recebe Medalha Cidade de João Pessoa

13O promotor de Justiça Leonardo Quintans Coutinho, que também coordena o Fórum Paraibano de Combate a Corrupção (Focco-PB), foi agraciado com a Medalha Cidade de João Pessoa pelos relevantes serviços prestados à Capital e ao Estado. A homenagem, proposta pelo vereador Leo Bezerra (PSB), ocorreu na tarde desta quarta-feira (12), em sessão solene realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Em seu pronunciamento na tribuna, 13 realizado pelo homenageado à frente do Focco-PB, e como representante do Ministério Público da Paraíba (MPPB) no Conselho Estadual de Transparência Pública e Combate à Corrupção. O socialista acrescentou que esse trabalho é desenvolvido nos municípios, nas câmaras de vereadores e junto aos gestores públicos. “A concessão desta honraria é um reconhecimento a todo esse trabalho”, completou.

Para o parlamentar, é uma honra para o Poder Legislativo Municipal poder homenagear um representante do MPPB que já fez tanto em defesa da transparência pública e do combate a corrupção. Leo Bezerra relembrou o histórico profissional do promotor e destacou, ainda, as parcerias celebradas entre a Câmara de João Pessoa e o Ministério Público, a exemplo do HackFest 2018.

O vereador Bruno Farias (PPS) também ocupou a tribuna para destacar que o promotor de Justiça Leonardo Quintans recebeu a mais alta comenda da CMJP. “O vereador Leo foi muito feliz ao materializar a vontade de todos”, ressaltou. O parlamentar reforçou que o homenageado é um grande jurista, que nasceu vocacionado para fazer parte do Ministério Público. “Nas comarcas por onde passou, sempre agiu com ética, decência, honestidade, seriedade e competência na defesa da ordem jurídica e do regime democrático”, afirmou Bruno Farias.

Honrado

Em seguida, o promotor de Justiça Leonardo Quintans Coutinho ocupou a tribuna para agradecer a homenagem, que, segundo ele, é resultado de “um processo de construção, lapidado a muitas a mãos e fruto do esforço coletivo”. O homenageado afirmou que receber uma honraria da Câmara tem um significado especial, por se tratar da “Casa do povo da sua cidade, onde nasceu, cresceu, constituiu família e estabeleceu-se profissionalmente”. “O amor por essa terra é algo que vem da alma”, acrescentou.

Na ocosião, o coordenador do Focco-PB lembrou da amizade antiga estabelecida com os vereadores Leo Bezerra, Bruno Farias, Damásio Franca (PP) e Thiago Lucena (PMN), bem como agradeceu o carinho e apoio que recebeu dos seus pais, da sua esposa, dos filhos e dos sogros. Durante seu discurso, Leonardo Quintans ressaltou que a homenagem se estendia para todos os colegas promotores do Ministério Público da Paraíba, e enfatizou a importância do trabalho do Focco-PB.

Por fim, o promotor de Justiça homenageado destacou a importante parceria do MPPB com a CMJP. “A Câmara Municipal de João Pessoa foi parceira na última edição do Hackfest. Essa parceria possibilitou conferir àquela iniciativa ainda mais destaque e resultados”, comemorou.

Presenças

A sessão solene contou com a presença dos presidentes da CMJP e da Assembleia Legislativa, vereador João Corujinha (DC) e Adriano Galdino (PSB), respectivamente; do procurador-geral de Justiça da Paraíba, Francisco Seráphico da Nóbrega; do desembargador Osvaldo Trigueiro; do presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), Márcio Gondim; do vereador Marcos Vinícius (PSDB; além de vários promotores de Justiça e familiares do homenageado. O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) também prestigiou a solenidade.