Lindolfo Pires destaca que Vila Paralímpica é marco de inclusão 
22 de agosto de 2025
Redação

A autorização de licitação para construção da Vila Paralímpica da Paraíba foi assinada na manhã desta sexta-feira (22), em João Pessoa, pelo governador João Azevêdo. Com investimento de R$ 130,9 milhões em recursos próprios do estado, a estrutura será erguida nas imediações do Estádio Almeidão, no bairro do Cristo, e contará com 12 blocos destinados a diversas modalidades paralímpicas. Na ocasião, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires, destacou que o projeto é um marco para a inclusão e um legado transformador para o paradesporto na região. Ele ainda reforça que o espaço colocará o estado em “um novo patamar de competitividade”.

Lindolfo Pires ainda enfatizou o caráter inclusivo e estratégico do equipamento. “A Vila Paralímpica será um marco para a inclusão no esporte. Teremos uma estrutura exclusiva e adequada para formar novos atletas e garantir que as futuras gerações coloquem a Paraíba no pódio. É importante destacar e agradecer o empenho do governador em viabilizar os recursos próprios necessários para a realização desse sonho”, frisou.

Entre as instalações previstas estão refeitório, três ginásios poliesportivos (para bocha, badminton, judô, goalball, tênis de mesa, basquete, rugby, vôlei e atividades multiuso), quadra de tênis, pista de atletismo, complexo aquático, área de escalada e espaços de vivência.

Atualmente, apenas o estado de São Paulo possui um centro de treinamento com complexidade semelhante. Para o governador João Azevêdo, a obra posicionará a Paraíba como referência para todo o Nordeste. “Vamos dar início à primeira Vila Paralímpica da região, pensada e projetada com todas as condições para oferecer a todo mundo do Nordeste, não só da Paraíba, a condição de treinamento de alto nível”, ressaltou.

O prazo estimado para conclusão da obra é de 24 meses. A área construída será de 34.951,84 m² e incluirá ainda estacionamento com 149 vagas, sistemas de energia solar, climatização, sonorização e instalações totalmente adaptadas.

Além de impulsionar a formação de talentos, a Vila Paralímpica simboliza um compromisso com a inclusão social e a democratização do acesso ao esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência.

Compartilhe: