O candidato a senador Lucélio Cartaxo (PT) lançou nessa terça-feira (29) em seu site (www.lucelio133.com.br) e nas redes sociais campanha pela assinatura do abaixo-assinado em defesa da reforma política. O objetivo, segundo Lucélio, é mobilizar a sociedade a participar diretamente do combate à corrupção e fortalecimento da democracia plena.
“É preciso aplicar mudanças no sistema político como forma de combater a corrupção, e a população tem peso preponderante nesse debate. A reforma proposta contempla pontos importantes nesse processo de avanços na ética e precisa da força da sociedade para que se torne uma prática”, afirmou Lucélio.
Ressaltando que o projeto de reforma teve como partida o empenho do então presidente Lula e da presidenta Dilma – junto ao PT – Lucélio destacou alguns pontos importantes dessa iniciativa, como o voto em lista, o fortalecimento da autonomia interna dos partidos e o financiamento público de campanha.
“O modelo atual de financiamento dá vantagem desigual aos candidatos mais favorecidos pelo poder econômico. O resultado, na grande maioria das vezes – para não dizer em sua totalidade – é uma relação de dependência entre o parlamentar e seus financiadores, que irão ‘cobrar a conta’. Acaba que o último a ser priorizado nessa circunstância é a população”, enfatizou o candidato petista.
O processo de reforma, segundo Lucélio, precisa de atenção concentrada. Por isso, defende uma Assembleia Constituinte exclusiva, evitando, inclusive, que seja atrapalhada a rotina do Congresso Nacional.
“Será uma forma de dar à nossa nação plenas condições de discutir a reforma política, sem que seja um barreira na manutenção dos trabalhos do Legislativo”, explicou.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.