O prefeito Luciano Cartaxo abriu as falas das autoridades agradecendo a presença da presidente em João Pessoa. “Oportunidade de ter um diálogo aberto e franco com os empresários e com os movimentos sociais. Nós acreditamos muito na democracia e mais ainda no diálogo, que é ferramenta de avanço. João Pessoa está de portas abertas, e quer ajudar nesse processo de construção de um país melhor”, declarou.
Os avanços sociais do Brasil foram o foco do discurso da presidente. “Só tem um jeito de se aproximar das pessoas. É olhar no olho delas. A grande conquista desse governo foi justamente olhar para o povo desse país e perceber que, mesmo com tanta diversidade, temos direitos às mesmas oportunidades. Tenho certeza que trabalhamos muito para reverter toda a história de desigualdade que pesa sobre os brasileiros desde a colonização”, afirmou Dilma Rousseff.
A presidente chegou a João Pessoa por volta das 15h, seguindo direto para uma reunião com cerca de 70 empresários de diversos setores da economia local. A pauta do encontro foi o Programa de Investimentos em Logística (PIL), que pretende ampliar e qualificar a rede de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias no país.
Às 17h, teve início a solenidade do programa Dialoga Brasil. A iniciativa, que está percorrendo diversos estados brasileiros, tem a missão de facilitar o contato da sociedade civil organizada com o Governo Federal, coletando propostas em áreas como a saúde, educação, segurança pública, redução da pobreza e cultura.
De acordo com o secretário-geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, a Paraíba é o quinto estado a receber o evento. “O diálogo aproxima os programas do Governo e a realidade da população de todo o país. O Dialoga Brasil é mais uma forma de garantir essa prática. Queremos construir mais uma ponte de comunicação direta com os brasileiros”, afirmou.
Participação online – A plataforma de participação digital foi lançada no último mês de julho, onde os internautas podem acompanhar as solenidades, fazer propostas e apoiar as ideias de outros participantes. A cada programa, as três propostas mais apoiadas são respondidas pelo Governo, podendo ser aplicado.
A presidente ainda foi acompanhada pelo governador do Estado, Ricardo Coutinho, e pelos ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro; da Saúde, Arthur Chioro; da Justiça, José Eduardo Cardozo; do Desenvolvimento Social, Tereza Campello; e da Cultura, Juca Ferreira.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.