Índice avalia o aprendizado de português e matemática e é o principal indicador de qualidade da educação brasileira
As escolas municipais de João Pessoa apresentam significativas melhoras na qualidade do ensino, mas ainda há importantes desafios a serem vencidos. Isso é o que mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, do Ministério da Educação. De acordo com o levantamento, feito em 69 escolas, 31,9% delas registraram aumento no Ideb, índice que avalia o aprendizado de português e matemática e é o principal indicador de qualidade da educação brasileira.
E um indicador maior do que 6, equivalente ao dos países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi verificado em 2,9% das escolas. O alerta fica para 14,5% das instituições que deixaram de apresentar melhoras no Ideb. Ou seja, não atingiram a meta, não cresceram e não atingiram o Ideb 6, precisando melhorar sua situação para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.
Os dados estão disponíveis no site QEdu (www.qedu.org.br), um portal aberto e gratuito que disponibiliza dados oficiais educacionais. As informações permitem traçar um panorama do ensino público de cada região do país, além de verificar o desempenho de cada escola do município.
Veja as informações nos gráficos:
Acesse o link para o Ideb do município no QEdu:
http://www.qedu.org.br/cidade/4586-joao-pessoa/ideb?dependence=3&grade=1
O Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade da educação brasileira. Ele é formado de dois componentes, o aprendizado em português e matemática e o fluxo escolar. A cada dois anos, o Brasil e cada escola, município e estado conhecem o seu Ideb e podem compará-lo com as metas individuais que devem atingir até 2021. O objetivo é que, em conjunto, o país alcance o Ideb 6.0 para os anos iniciais do ensino fundamental.
Sobre o QEdu
O QEdu é um portal aberto e gratuito, onde você irá encontrar informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil. O site foi criado com o objetivo de que toda a sociedade brasileira tenha a oportunidade de conhecer melhor a educação no país. O projeto foi criado pela startup Meritt em parceria com a Fundação Lemann para mostrar números sobre aprendizado dos alunos e qualidade de ensino de forma visual e gratuita.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.