Manoel Gaudêncio recebe Medalha Cidade de João Pessoa

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou sessão solene na tarde desta segunda-feira (18), para entrega da Medalha Cidade de João Pessoa ao médico e empresário Manoel Alceu Gaudêncio. O vereador Carlão (PL) presidiu a sessão que foi proposta pelo então vereador Fernando Milanez, representado na sessão de forma remota pelo filho, o vereador Milanez Neto (PV).

O vereador Carlão falou sobre Manoel Gaudêncio e as justificativas que levaram a CMJP a entregar a honraria. “As homenagens vêm desde 1985 quando Dr. Manoel Gaudêncio ganhou o título de cidadão pessoense e posteriormente a Medalha Cidade de João Pessoa e ele reúne todas as qualidades que uma grande personalidade merece e deve ter. É um homem que visualizou sempre a necessidade do fortalecimento do setor produtivo, de buscar o aperfeiçoamento profissional, através da formação em Medicina e que ainda uniu habilidades e foi deputado estadual e secretário de estado, unindo desta forma, todos os requisitos das forças políticas e intelectuais e prestigiar um homem como Dr. Manoel Gaudêncio é prestigiar o progresso, o esforço e a intelectualidade”, afirmou.

O vereador Milanez Neto (PV) disse que falar de Manoel Gaudêncio é motivo de muito orgulho. “Hoje estamos reconhecendo uma vida dedicada a cidade de João Pessoa, quando muitos não conseguiam sequer construir um shopping na cidade, ele teve coragem, determinação e fez. Para muitos naquela época era uma loucura derrubar um hotel à beira mar para tentar construir um novo shopping e ele fez mais, derrubou a própria casa e comprou as casas ao redor para fazer um dos maiores empreendimentos da nossa cidade. Manoel Gaudêncio sempre foi e será um visionário, além de um homem de um coração grande e de grandes amigos, um ser que ama, dá carinho e afeto e quem tem a oportunidade de ficar um pouco ao lado dele e sai agradecendo a Deus por tê-lo ao lado”, acrescentou.

Eitel Santiago, sub-procurador da República, destacou que a Câmara de João Pessoa está de parabéns porque faz uma homenagem a um grande empresário paraibano, que trouxe desenvolvimento, gerou emprego e renda para a cidade, que apesar de ser capital, ainda tem uma grande população pobre precisando de oportunidade. “Ele gerou oportunidade em um tempo com muito sacrifício, com crédito caro, arriscando a demolição da casa e de um empreendimento que já era vitorioso, um hotel à beira mar, além de ser homenageado pelo homem público que foi e que hoje é orgulho para toda a sua família”, pontuou.

“Sou testemunha do espírito empreendedor do Dr. Manoel Gaudêncio, pois acompanhei desde o começo o empreendimento que se tornou hoje um ponto turístico da cidade de João Pessoa, uma referência para todos e hoje a cidade de João Pessoa é que está de parabéns em entregar essa medalha”, enfatizou o ex-Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Paulo Maon, amigo do homenageado, enfatizou que Manoel Gaudêncio é um homem de bom coração, que foi médico por formação, mas que por vocação resolveu ser político e empresário. “Sabemos que na política fazemos muitos desafetos, mas Dr. Manoel Gaudêncio criou pontes e fez muitas amizades. Ele vai deixar muitos ensinamentos e nós só temos a agradecer essa homenagem”, declarou.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, pontuou que a história de Manoel Gaudêncio permite que a Câmara o esteja homenageando. “Hoje estou representando a cidade de João Pessoa para agradecer tudo o que ele viveu e fez, inovou e construiu, não só através dos seus empreendimentos, mas também através das suas relações pessoais e da sua família. Para mim, é motivo de muita alegria participar desse momento, de parte desse reconhecimento que ele merece, adotado pela cidade João Pessoa como filho da terra”, declarou.

Por sua vez, o homenageado, Manoel Gaudêncio, concluiu dizendo que o dia era especial. “Eu recebo essa homenagem de reconhecimento. Há 42 anos eu construía o hotel Manaíra. Onde existia a falta de tudo, nós fomos em frente e construímos um hotel arrojado para a época e depois criamos o MAG shopping, o único shopping a beira mar do Brasil. O sonho é o verdadeiro senhor da vida e os discursos que foram proferidos em minha homenagem, eu dedico à minha esposa Marisa, que hoje estaria completando mais um aniversário”, finalizou.

Participaram ainda da sessão solene o diretor presidente do Sistema Correio de Comunicação, Roberto Cavalcanti, além de Arnóbio Viana, Conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba, o presidente da FIEP, Buega Gadelha, entre outros.