Marcha dos Prefeitos mobiliza lideranças políticas
19 de abril de 2022
Redação

Entre os dias 25 e 28 de abril, acontece em Brasília (DF), a 28ª Marcha dos Prefeitos, um dos maiores eventos municipalistas do país. A iniciativa reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e lideranças comunitárias de todo Brasil, além de parlamentares e governadores de todas as regiões, para debaterem as principais políticas públicas que impactam o desenvolvimento territorial brasileiro.

Desde 2008, o Sebrae é parceiro da Marcha dos Prefeitos e participa ativamente do evento e de sua programação. Nesta edição, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, integrará o time de autoridades que realizará a abertura da Marcha, no dia 26, a partir das 9h. O Sebrae também terá um espaço criado especialmente para atender os líderes municipais, onde iniciativas como “Cidade Empreendedora”, e seus eixos temáticos de compras governamentais, desburocratização, educação empreendedora, inovação e gestão municipal serão apresentadas.

A expectativa é que mais de 5 mil pessoas participem do evento, que tem extensa programação voltada às pautas municipalistas. Temas como reforma tributária, reforma previdenciária municipal, mobilidade, saúde pós-pandemia, lei de improbidade e licitações, Marco Regulatório do Saneamento, assistência social e política agrícola nacional serão debatidos com os presidenciáveis que participarão das eleições 2022.

Também haverá a realização de painéis sobre educação empreendedora nas escolas, finanças municipais, habitação, cultura, turismo, agropecuária, gestão ambiental, sustentabilidade e inovação. Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a Marcha dos Prefeitos é um dos mais significativos eventos democráticos do país. “É uma grande oportunidade para a democracia, para a política e para a economia, especialmente nesse momento que estamos vivendo. Neste ano o Sebrae completa 50 anos e já vislumbra como serão os próximos 50 anos”, afirma.

Melles destaca que durante a Marcha dos Prefeitos, os líderes municipais poderão conhecer ou se aprofundar mais sobre iniciativas desenvolvidas pela instituição. “Temos mais de 5,5 mil cidades em todo Brasil, nas quais o funcionamento da economia se dá basicamente pela atuação dos micro ou pequenos negócios, que hoje respondem a 99% das empresas brasileiras, quase 30% do Produto Interno Bruto e 44% da massa salarial. Ações como o crédito assistido, Cidade Empreendedora e Agentes Locais de Inovação (ALI) são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico e territorial”, observa. As inscrições para a Marcha dos Prefeitos podem ser feitas aqui, o evento é aberto ao público em geral.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Compartilhe: