Marcos Cavalcanti lança 36º livro como coautor de ‘Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República’
20 de novembro de 2023
Redação

O presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, lançou seu 36º livro na tarde dessa sexta-feira (17), no Centro Cultural São Francisco – Ladeira São Francisco, Centro de João Pessoa. Dessa vez, como coautor da obra ‘Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República’, que é o resultado de uma longa pesquisa iniciada pelo jornalista Hélio Zenaide (falecido em 2017) e concluída pelo magistrado. O livro tem 453 páginas e leva o selo da Editora A União.

Numa solenidade prestigiada por desembargadores, juízes, secretários de Estado e personalidades do meio cultural, o lançamento contou com a presença do governador João Azevêdo, que assina a apresentação da obra; do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito; do prefeito Cícero Lucena, que representou os ex-governadores; e da filha do escritor Hélio Zenaide, Valéria Zenaide.

As viúvas dos ex-governadores José Maranhão e Tarcísio Burity; desembargadora Fátima Bezerra Maranhão e Glauce Burity, foram homenageadas com um exemplar do livro. Presente também a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação – EPC, Naná Garcez, que dirige a Editora A União, onde a obra foi revisada, editada e impressa.

“Estou muito feliz porque é mais uma obra, a 36ª, desta vez, em parceria com o grande escritor e jornalista paraibano Hélio Zenaide, que deixou a obra iniciada e me coube, a pedido da família, terminar este livro de fôlego que conta a história dos governadores da Paraíba. Pela primeira vez há um livro que se preocupou em contar a história dos chefes do Poder Executivo da Paraíba”, afirmou o desembargador Marcos Cavalcanti.

‘Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República’, conta a trajetória de todos os governantes da Paraíba desde que o País era uma colônia de Portugal. Hélio Zenaide conviveu com muitos governadores, e retrata fatos e notas que só ele sabia ou pesquisou, desde os períodos Colonial, Imperial e Republicano, abordando temas políticos, econômicos, a guerra dos Tabajaras e Potiguaras, presidentes e interventores paraibanos. O restante da pesquisa foi abraçado pelo desembargador Marcos Cavalcanti, que concluiu a obra.

O governador João Azevêdo destacou a importância do livro e o sentimento de satisfação do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), na concretização do projeto. “É extremamente importante para um povo quando ele tem a capacidade de contar sua própria história. Deixar registrado o que aconteceu na Paraíba ao longo de todos esses anos é fundamental não apenas para os pesquisadores, mas também para a população, que precisa conhecer a sua própria história”, afirmou.

A filha de Hélio Zenaide ressaltou a importância de ver a obra iniciada pelo pai concluída e lançada. “Para a gente que assistiu a tudo isso, desde os anos 80, 90, até agora, é uma emoção muito forte. Além de uma enorme gratidão que toma conta de toda a família em relação às parcerias do desembargador Marcos Cavalcanti e do Governo do Estado, na pessoa do governador João Azevêdo”, falou Valéria Zenaide.

Compartilhe: