‘Maré Alta’ mostra impactos do avanço do mar e da erosão pelo litoral
11 de abril de 2023
Redação

Estreou hoje (11), na TV CORREIO/RECORD, a série “Maré Alta”. Em três reportagens especiais, a equipe de jornalismo da TV CORREIO percorre o litoral de alguns estados nordestinos, para mostrar o que o poder público tem feito para conter o avanço do mar. Nas praias da Paraíba, os impactos da erosão, que derruba imóveis, ameaça o ecossistema marinho e traz uma onda de prejuízos para diversas atividades econômicas.
A série “Maré Alta” ouviu especialistas, estudiosos, representantes do trade turístico, gestores públicos, moradores, turistas e comerciantes que dependem das atividades econômicas ligadas aos atrativos do litoral, como o turismo, a gastronomia, empresas de turismo e lazer.
As reportagens levam a assinatura de Rafaelly Leite, com direção e edição de texto de Hermes de Luna, edição de imagens de Eufênia Coelho e Duchel Braz, imagens de Alex Alves, Cícero Júnior e Isael Alves; e produção de Annaline Araújo.
Assista o primeiro episódio, exibido hoje, ao final do texto.
A série mostra que algumas soluções para conter o avanço do mar no litoral de vários estados já estão sendo aplicados pelo poder público. Soluções para conter os danos nas praias da Paraíba ainda estão sem definição, mas algumas empresas privadas, especialmente do segmento imobiliário, apostam na importação de tecnologias importadas de outros países e que já estão presentes no Nordeste.

Em “Maré Alta”, as reportagens mostram técnicas construtivas modernas, que são importantes para resolver ou mitigar os problemas causados pelo avanço do mar no litoral paraibano. A série aborda como a construção faz parte de um movimento que já acontece em outros estados, com tecnologia importada e adaptada à realidade local, com promessa de eficiência e durabilidade.
As três reportagens da série serão exibidas ate quinta-feira (13) no CORREIO DEBATE, que começa às 13h35, e tem apresentação de Hermes de Luna; e no JORNAL DA CORREIO, apresentado às 19h por Linda Carvalho.

Compartilhe: