A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de João Pessoa encaminhou ao Ministério Público uma séria denúncia. Cerca de 15 menores, que atuam em duas áreas da Capital, estariam pedindo dinheiro nos sinais de trânsito e sendo pagos pelo trabalho, por diárias, por traficantes. Cada menor arrecada, em média, R$ 120 por dia. Do que arrecadam, apenas R$ 20 ficam com os menores em situação de vulnerabilidade.
Um dos pontos seria na orla marítima de João Pessoa. O outro identificado pela Secretaria de Desenvolvimento Social seria em um bairro da Zona Oeste. Servidores municipais que monitoram a exploração dos menores descobriram que, em alguns casos, eles são “usados” por parentes ou mesmo “emprestados” a outras pessoas maiores de idade, que terceirizam o peditório.
O secretário do Desenvolvimento Social, Eduardo Pedrosa, considera “grave” essa situação de exploração a que os menores são submetidos. Ele confirmou o encaminhamento dos casos ao Ministério Público para investigação do “uso” dos menores, entre 9 e 15 anos, por traficantes.
Pedrosa disse que não há evidências de que os menores também usam drogas. Mas há uma séria suspeita de que eles repassam quase todo o dinheiro que conseguem nos sinais de trânsito repassam a traficantes.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.