Metodologia da ONU aplicada exclusivamente pelo Sebrae
25 de agosto de 2022
Redação

Com o objetivo de desenvolver características do comportamento empreendedor, bem como auxiliar na identificação de novas oportunidades de negócio, o Sebrae/PB aplica uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU): Empretec. Voltado tanto a empresários quanto a potenciais empreendedores, o Empretec está com o período de seleção aberto para formação de turma em João Pessoa. Os interessados podem acessar o endereço https://pb.lojavirtualsebrae.com.br/loja/evento/202371170-selecao-empretec para mais informações.
Entre as dez habilidades desenvolvidas, estão: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; estabelecimento de metas; busca de informações; planejamento e monitoramento sistêmico; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança. De acordo com a gestora estadual do seminário, Niedja Arruda, durante os seis dias de Empretec são trabalhadas as dez habilidades junto aos participantes.
“O diferencial é que o empresário vai se observar dentro desses comportamentos. O que ele já faz, vai intensificar ainda mais em seu negócio, mas os que ainda não trabalha, começará a pôr em prática em benefício dele mesmo e da empresa. Então, participar do curso tem o diferencial de o empresário entender as habilidades empreendedoras, incorporar ao seu comportamento e visualizar em quais momentos se deve trabalhar melhor cada uma delas”, destacou.
O empresário que faz o Empretec consegue oxigenar e agregar conhecimento, potencializando as características empreendedoras em seu negócio e na sua vida. É o que acredita o empresário Rodrigo Bisol, da Brisol Transportadora, que faz o transporte de cargas fechadas e fracionadas e atua há dez anos em João Pessoa. Conforme contou, decidiu participar do Empretec em abril deste ano “para poder sair do automático, ver novos conceitos, estratégias e visões de como melhorar a performance da minha empresa”.
“Ajudou muito na organização, reorganizar planos e traçar novas metas. Estamos buscando reestruturação administrativa, onde percebi várias falhas que, no dia a dia, impactam muito nosso trabalho e rendimento. Já consegui que uma pessoa fizesse e tenho mais duas para indicar. Quantos mais puder indicar, farei. Deveria ser obrigatório aos empresários que estão começando agora fazer o Empretec. É uma semana inesquecível de aprendizado para vida”, enfatizou.

Compartilhe: