Ministério da Saúde disponibiliza Teleconsultoria para médicos da Capital
24 de novembro de 2014
Redação

Os médicos da Atenção Básica da rede municipal de saúde contam com mais um auxílio no atendimento aos usuários. O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza o serviço de teleconsultorias gratuitas por telefone a todos os profissionais dos programas Mais Médicos, Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e Melhoria do Acesso e da Qualidade (Pmaq), e se estende também para as equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (Sad). O contato é feito através do número 0800 644 6533.

As teleconsultorias são respondidas por médicos de diferentes especialidades, com experiência em atenção básica e contam com o apoio de teleconsultores de outras profissões da área da saúde. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, no horário de Brasília, sem intervalo.

Segundo o MS, o serviço tem o objetivo de facilitar o acesso à informação clínica, agilizar e aumentar a segurança na tomada de decisão, auxiliar a resolução de problemas de saúde e dúvidas em tempo real, além de proporcionar aprendizado e atualização a partir de casos reais, sem a necessidade de agendamento prévio.

“Esse teleatendimento visa principalmente reduzir o número de encaminhamentos desnecessários e qualificar aqueles que realmente são necessários, uma vez que facilita o acesso e agiliza a tomada de decisão”, ressalta a coordenadora do Telessaúde Redes da Região Metropolitana de João Pessoa, Camila Gondim.

Telessaúde – O Programa Telessaúde Brasil Redes é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Tele-educação.

O Projeto Telessaúde Redes da Região Metropolitana de João Pessoa é resultante da parceria entre as secretarias municipais de saúde de João Pessoa, Santa Rita, Alhandra, Secretaria Estadual de Saúde e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem como objetivo o desenvolvimento, implantação e normatização de métodos e tecnologias de tele-educação e teleassistência, com foco no fortalecimento da atenção básica à saúde destes municípios.

Compartilhe: