Ministra ganha obra de arte de artista plástico indígena da Paraíba
29 de abril de 2023
Redação

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, foi presenteada pelo vereador Ronaldo do Mel (sem partido), vice-presidente da Câmara Municipal de Baía da Traição (CMBT), com um quadro de pintura a óleo de autoria do artista plástico paraibano Sérver (Severino Pereira da Silva). A entrega da obra ocorreu na última quinta-feira (27), em Brasília, durante audiência do vereador com a ministra.
O quadro é uma reprodução de uma imagem fotográfica da ministra com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), registrada em janeiro deste ano, quando da posse de Sônia Guajajara no Ministério dos Povos Indígenas. “Ela gostou bastante do presente e logo em seguida divulgou nas redes sociais dela”, diz Ronaldo do Mel, que na sexta-feira (28) também participou da 19ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que reuniu cerca de seis mil indígenas na capital federal durante a semana e terminou com a retomada oficial da política de demarcações pelo presidente Lula.
Assim como o vereador Ronaldo do Mel (da Aldeia São Miguel e uma das principais lideranças indígenas da Paraíba), o artista plástico Severino Pereira da Silva, o Sérver, também é indígena potiguara, da Aldeia Tracoeira, em Baía da Traição, no litoral norte paraibano, a 84 quilômetros de João Pessoa. Paisagista e pintor de figuras indígenas, ainda adolescente saiu de casa e foi para o Rio de Janeiro, onde vendia seus quadros nas feiras e organizando pequenas exposições.
Resultado da audiência
No encontro do vereador Ronaldo do Mel com a ministra na quinta-feira, quando esteve acompanhado pelo coordenador-geral do Instituto de Desenvolvimento Habitacional de Interesse Social (Idehais), Jan Paulo de Lima, e pelo cacique da Aldeia São Miguel (de Baía da Traição), Pedro Thiago Rodrigues, foram apresentadas várias demandas, com destaque para projetos que visam eliminar o déficit habitacional por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e que beneficiam a agricultura familiar desenvolvida pelos indígenas nas 32 aldeias do litoral norte da Paraíba.
Esclarecendo que a audiência potiguar com a ministra também teve a participação de lideranças indígenas da Bahia (das etnias pataxó e pataxó há há haé) – que também reivindicam os mesmos projetos de habitação.
“Quem nos guia daqui pra frente”, completa Ronaldo, “são as portarias do Ministério das Cidades. Feito isso, a gente cai em campo de novo. Aí é com a ministra, quando vamos para as contratações”. O vereador retorna à Paraíba neste sábado (29).

Compartilhe: