Ministro Reynaldo da Fonseca, recebe título de cidadão paraibano
22 de setembro de 2023
Redação

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, recebeu na manhã desta sexta-feira (22) o título de cidadão paraibano, em solenidade realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado. A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva.

A honraria foi de autoria do ex-deputado Raniery Paulino, que na ocasião falou dos vínculos do ministro com a Paraíba. “Os vínculos são advindos do seu exercício profissional e, sobretudo, em razão dos inúmeros eventos acadêmicos e profissionais participados em João Pessoa, tanto na Escola da Magistratura Estadual do Tribunal de Justiça da Paraíba, quanto na Justiça Federal”.

Natural do Estado do Maranhão, Reynaldo Soares é ministro do Superior Tribunal de Justiça desde 2015. Ele disse que se sentia honrado de receber a cidadania paraibana. “É uma grande satisfação voltar à Paraíba e voltar agora como seu filho. O povo generoso da Paraíba me acolhe como filho. É uma honra enorme para mim. Alguns pensadores fazem a distinção entre honra e alegria. Eu não sei nem mesmo se tenho a honra de ser paraibano, mas a alegria eu tenho, porque a honra pode ser merecida ou não, a alegria sempre é merecida”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Benedito, disse que é sempre uma alegria receber o ministro Reynaldo Soares na Paraíba. “Ele sempre está aqui na Paraíba nos visitando e por isso a importância dele se tornar agora cidadão paraibano, reconhecido pelo povo, através da Assembleia Legislativa”, frisou.

“A Assembleia da Paraíba se sente muito honrada de receber hoje o ministro Reynaldo Soares. A Paraíba cada vez mais se fortalece em ter o ministro agora como irmão para que juntos a gente possa construir uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, afirmou o deputado Adriano Galdino.

Já o desembargador José Ricardo Porto disse que o ministro Reynaldo Soares da Fonseca é um homem de conceito, de projeção nacional. “É um humanista e sua preocupação maior e mais expressiva é exatamente com o semelhante. Durante toda a sua trajetória ele já fincou as suas impressões digitais na história do povo brasileiro, na história do povo nordestino, como um homem que apregoa a igualdade social, a concórdia e a paz entre todos os irmãos desse país continental”.

Estiveram presentes à solenidade, os desembargadores Ricardo Vital de Almeida, Joás de Brito Pereira Filho, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão e Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, além do juiz Aluízio Bezerra Filho.

Compartilhe: