O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação da chapa do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSB), e do seu vice, Zenildo (PSD), por abuso de poder econômico nas eleições passadas. O MPE quer que sejam realizadas novas eleições em Sousa.
O pedido é relativa a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) impetrada pela coligação ‘Sousa Muito Mais’.
No parecer, o Ministério Público reconhece que o “abuso do poder econômico desequilibrou a disputa entre os candidatos” e pede ainda a ilegibilidade da chapa. O MPE recomenda a cssação dos diplomas, a inelegibilidade dos réus por oito anos e a realização de novas eleições municipais, que podem ser indiretas, se o trânsito em julgado (quando não há recursos) ocorrer até 20 de junho de 2020 ou direta se for antes desta data.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.