Na Paraíba, Ideb avança do 1° a 5° ano, mas fica abaixo do 6° ao 9°
15 de agosto de 2024
Redação

A Paraíba apresentou avanços nos primeiros anos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, mas ficou abaixo da meta nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, e também em todo o ensino médio. Os dados são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Ideb, criado em 2007, mede a qualidade da educação no Brasil e estabelece metas para cada estado, o Distrito Federal e unidades escolares. De acordo com o Ideb, o Brasil alcançou 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental, atingindo a meta nacional estabelecida para o período de 2007 a 2021. No entanto, os resultados mostram que a educação pública ainda enfrenta grandes desafios. Em 20% dos municípios brasileiros, alunos do 5º ano da rede pública não conseguem realizar operações básicas, como somar moedas ou converter horas em minutos.

As regiões Norte e Nordeste apresentam os índices mais preocupantes. Em 1 de cada 5 cidades brasileiras, os alunos do 5º ano das escolas públicas obtiveram baixas médias em matemática no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Os estudantes dessas escolas demonstraram dificuldades em habilidades cotidianas, como somar moedas, identificar formas geométricas e interpretar horários.

Na Paraíba, o estado alcançou 5,7 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental, superando a meta de 5,3 pontos estabelecida para o ciclo de 2007 a 2021. Em João Pessoa, o Ideb foi de 5,2, e em Campina Grande, 5,4. Municípios como Coxixola (8,2), São Domingos do Cariri (8,0) e Queimadas (7,9) destacaram-se com os melhores índices, enquanto Riachão do Poço (3,6), Pedro Régis (3,9) e Riacho de Santo Antônio (3,9) apresentaram os piores resultados.

Nos anos finais do ensino fundamental, a Paraíba obteve 4,5 pontos, ficando 1,1 ponto abaixo da meta de 5,6. No ensino médio, o estado alcançou 4 pontos, 0,8 ponto abaixo da meta de 4,8.

No Brasil, o Ideb alcançou a meta apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, com 6 pontos, enquanto nos anos finais e no ensino médio, os índices ficaram abaixo das metas, com 5 e 4,3 pontos, respectivamente.

O Ideb combina a taxa de aprovação escolar com as notas do Saeb em língua portuguesa e matemática, avaliando alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. As notas dessas provas, padronizadas em uma escala de 0 a 10, são multiplicadas pela taxa de aprovação das séries para calcular o Ideb, que varia de 1 a 10.

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