Narrador esportivo Lima Souto recebe o título de cidadão pessoense
26 de setembro de 2023
Redação

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta terça-feira (26), sessão solene de entrega do título de cidadão pessoense ao narrador esportivo Sirley de Lima Souto, mais conhecido como Lima Souto. A sessão reuniu diversos amigos, colegas de profissão e familiares do homenageado.

O vereador Coronel Sobreira (MDB), autor da propositura, falou sobre a motivação da propositura. “Lima Souto é um cronista e narrador esportivo há muito tempo. Eu que acompanho o futebol desde a minha adolescência já vi muitos cronistas esportivos aqui em João Pessoa. Lima chegou em meados dos anos 2000 com aquela narração empolgante, tentando ao máximo retratar o jogo para quem está em casa sentir a realidade da partida e ele é esse cara que veio de Patos tentar a vida aqui na Capital com uma paixão, irreverência e maestria, fazendo o que ele sabe fazer melhor, que é narrar jogos de futebol, mas ele sabe narrar outras modalidades também. É um homem que vai se modernizando, mas sempre com a mesma empolgação, é um profissional que tem uma história no futebol de João Pessoa e da Paraíba”, destacou.

Por sua vez, Fábio Albuquerque, diretor executivo do Sistema Opinião de Comunicação (TV Band Manaíra, Rádio Manaíra Band News FM, TV Borborema) disse que Lima Souto é um profissional muito dedicado. “Esse título recebido por ele é também um reconhecimento para toda a nossa equipe. Nós só temos orgulho em ter Lima Souto fazendo parte desse time e dando o maior grito de gol do Brasil”, afirmou.

O desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fred Coutinho, falou que essa outorga entregue a Lima Souto é mais que merecida: é uma nova certidão de nascimento sendo dada pelos pares da Câmara Municipal. “Estou muito feliz em receber em nossa João Pessoa um novo irmão, Lima Souto. Que o tempo registre que homens como Lima Souto existem para fazer o bem e o desejo é de mais sucesso, felicidade e que ele nos brinde com a subida do Botafogo para a série B”, acrescentou.

O vereador Bosquinho (PV) disse que a cidade de João Pessoa a partir de hoje tem um novo filho. “Estamos diante de um sertanejo persistente, lutador, batalhador, uma pessoa que merece o nosso reconhecimento”, pontuou.

Ailson Pereira, amigo do homenageado, afirmou que é um momento salutar para a radiofonia paraibana e esportiva. “Lima é uma pessoa que encanta e a luta dele pela radiofonia vem de muito tempo e hoje é um dia de agradecer a toda João Pessoa por tão bem receber o meu irmão Lima Souto”, celebrou.

Também presente à homenagem, o vereador Marcos Henriques (PT) resumiu: “Lima Souto é uma daquelas pessoas que fizeram o Botafogo ser o que ele é hoje, através da sua narração. João Pessoa já merecia ter um profissional como ele como cidadão pessoense, através da sua voz inconfundível e tenho certeza que ele ainda tem um caminho muito grande no estado da Paraíba, sempre com competência e honestidade e tenho certeza que ele ainda irá brilhar muito”.

Outro convidado a se pronunciar foi o também comunicador Cláudio Elias, amigo do homenageado. Ele destacou que Lima é um homem que representa o cenário esportivo da Paraíba e desejou que o grito de “gol” e “tá lá dentro” perdure por muitos anos. A ex-superintendente da Rádio Tabajara, advogada e radialista Maria Eduarda Santos disse que tudo o que vier para Lima Souto é fruto de muita paixão, coerência e trabalho.

“Lima é esse amigo, parceiro, verdadeiro e irmão e que eu nunca ouvi falar mal de ninguém. Ele é uma pessoa que se não puder levantar o outro, ele também não vai te colocar no chão”, colocou o apresentador Erly do Povo.

Bastante emocionado, o narrador Lima Souto disse que receber o título de cidadão pessoense é motivo de muito orgulho e alegria. “Cheguei em João Pessoa nos anos de 1997 e passei por grandes emissoras de rádio sempre trabalhando na área do esporte e do entretenimento e foi o esporte com que eu mais me identifiquei. Passei 12 anos atuando na rádio Tabajara e hoje estou na rádio Band News. João Pessoa foi a cidade em que eu comecei a atuar na área esportiva, é a cidade de onde eu tiro o meu sustento, por isso todo o meu amor a essa cidade”, concluiu.

Além da homenagem a Lima Souto, o vereador Coronel Sobreira entregou votos de aplausos à equipe da Rádio Manaíra Band News FM. Foram contemplados os jornalistas Oscar Neto, Vitória Soares, Wellington Alves, João Bosco Sátiro e Joyce Hauschild, coordenadora de radiojornalismo da emissora, além do diretor executivo do grupo, Fábio Albuquerque. O Sistema Opinião ainda recebeu um voto de aplauso pelo trabalho que desempenha na comunicação paraibana.

Compartilhe: