No Canadá, Camila é eleita presidente da Rede das Mulheres
12 de março de 2024
Redação

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) fez história ao ser eleita presidente da Rede de Mulheres das Américas durante a reunião da Confederação Parlamentar das Américas (COPA), realizada em Quebec, Canadá, nesta terça-feira (12). Sua missão será liderar as mulheres parlamentares do continente americano na promoção das causas femininas e na defesa dos direitos das mulheres, além de representá-las em debates na Organização das Nações Unidas (ONU).

“Estou muito feliz e honrada com essa escolha. Será gratificante integrar as mulheres parlamentares dos países americanos e trabalhar para ampliar os debates, levando o nome da COPA, da Unale, do Brasil e da Paraíba para as discussões na ONU. Cada país tem sua realidade, mas compartilhamos o mesmo objetivo de garantir os direitos das mulheres”, destacou Camila, que está no Canadá representando a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

A Rede de Mulheres Parlamentares das Américas é composta por mulheres membros das assembleias parlamentares dos Estados unitários, federais e federados, dos parlamentos regionais e das organizações interparlamentares das Américas. Desde 1999, a Rede tem expertise em questões relacionadas às mulheres do continente e temas nos quais os parlamentares podem atuar.

Seus objetivos incluem incentivar a representação e ação das mulheres nos parlamentos das Américas, facilitar a troca de experiências, promover a solidariedade entre as mulheres e garantir que os parlamentares, homens e mulheres, considerem os direitos das mulheres sob a perspectiva dos Direitos Humanos e da distribuição equitativa de riquezas.

A Rede realiza uma Reunião Anual, preferencialmente durante a Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas, atuando em estreita colaboração com a COPA, embora mantenha autonomia na organização de eventos próprios.

A deputada baiana Ivana Bastos expressou orgulho pela escolha de Camila Toscano como presidente da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, afirmando: “É uma grande honra ter uma paraibana liderando a Rede de Mulheres. Ela nos representará em toda a América, fazendo história para o Brasil e a Unale na COPA”.

Compartilhe: