Nordeste sinaliza alta de 14,03% nas vendas online



O primeiro semestre do ano foi de boas vendas realizadas por e-commerce na região Nordeste. Ao comparar com o mesmo período de 2021, o setor cresceu 14,03%. Considerando a mesma base comparativa, o faturamento também teve alta de 6,07%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Sseguindo na comparação semestral, o Nordeste ficou na vice-liderança ao observar os dados por região, atrás somente do Norte (25,84%). Na sequência, os resultados foram: Centro-Oeste (12,64%); Sul (8,48%); e Sudeste (4,97%).

“Os números do primeiro semestre de 2022 demonstram que os hábitos de consumo dos brasileiros continuam voltados para o comércio eletrônico, mesmo após a reabertura das lojas físicas com o abrandamento das medidas de distanciamento social. São dados que reforçam a importância da Economia Digital e do Comércio Eletrônico para a economia brasileira”, afirma Gerson Rolim, representante do Comitê de Métricas da camara-e.net.

Vendas online no Nordeste

As vendas realizadas pela internet, quando o período comparado é entre os meses de junho (2022 e 2021), o Nordeste teve alta de 2,01%. Porém, na avaliação entre junho e maio, neste caso, teve queda de (-5,96%).

As demais regiões, na comparação entre junho e maio, tiveram o seguinte desempenho: Centro-Oeste (-1,82%); Sudeste (-1,95%); Sul (-2,26%); e Norte (-2,29%).

Faturamento do Nordeste

O faturamento do Nordeste teve variação negativa de (-8,25%) na comparação entre junho (2022 e 2021). Também registou queda quando os meses observados foram junho e maio (-11,01%).

As demais regiões, na comparação entre junho e maio, tiveram o seguinte desempenho: Sul (-2,27%); Centro-Oeste (-4,68%); Sudeste (-4,80%); e Norte (-7,28%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites Mercado Livre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust.