O Dia dos Pais está chegando! Se você está pensando em dar um smartphone novo de presente, confira as dicas do Canaltech de modelos para todos os tipos de pai.
Diferente do K10 de 2016, a nova versão tem visual mais agradável, com acabamento metálico na moldura e vidro 2.5D. Ele também é bastante leve e confortável, contando com 2 GB de RAM e 32 GB de memória, e com suporte a dois chips funcionando simultaneamente. Para um uso mais convencional, a bateria de 2.700 mAh certamente pode atender as expectativas.
O Moto C Plus é um aparelho esteticamente robusto, pesando 145 gramas. No hardware, porém, ele é mais simples, trazendo 1 GB de RAM e 8 GB de memória, com slot para microSD. O seu principal atrativo, porém, fica na bateria: são 4.000 mAh. Isso é mais do que suficiente para o seu pai que quer um smartphone funcionando por mais de um dia.
Agora, de fato, a Samsung adotou no Galaxy J5 Prime uma estrutura metálica, com um belo acabamento e saída de som lateral. Ele ainda embarca um leitor biométrico, tela de 5” HD e 2 GB de RAM. A memória interna é de 32 GB, mas você também pode usar um microSD. Ah, e a câmera traseira de 13 MP (f/1.9) também consegue fazer ótimos registros em boas condições de luz.
A segunda geração do modelo inicial da Quantum traz melhorias importantes, como 3 GB de RAM e 32 GB de memória, com slot para microSD. Além disso, o celular é extremamente fino e leve, e sua tela de 5” AMOLED faz um belo trabalho exibindo cores bem vívidas. Outra coisa: ele roda Android 7.0 Nougat com pouquíssimas alterações na interface, o que é ótimo para o desempenho geral.
De R$ 1.000 a R$ 2.000: Recursos avançados e bom design
O Galaxy A7 2017 é muito, mas muito parecido com o Galaxy S7. Sendo assim, temos um aparelho que mescla vidro e alumínio numa composição arredondada tanto na traseira quanto na tela. Ele traz certificação IP68, leitor de impressões digitais, 32 GB de memória, tela de 5.7” Super AMOLED FHD e bateria de 3.600 mAh que é suficiente para um dia inteiro.
Corpo de alumínio, 6 mm de espessura, display AMOLED de 5,5” Full HD e boas especificações. Basicamente é assim o Moto Z2 Play, que oferece uma experiência bacana com o Android 7.1.1 e a promessa de atualizações mais rápidas, graças à interface “pura” e sem muitos apps instalados. Ele briga de frente com outros aparelhos, e traz 4 GB de RAM com 64 GB de armazenamento.
A Asus está prestes a lançar o Zenfone 4, mas o atual Zenfone 3 Zoom ainda pode ser uma boa opção. Ele tem tela AMOLED de 5,5” FHD, design metálico com acabamento 2.5D e um sistema duplo de câmeras de 12 MP com foco a laser. Ele ainda carrega uma bateria de 5.000 mAh e tem opções que podem chegar a 4 GB de RAM e até 128 GB de memória.
O Moto G5 Plus já não é mais o smartphone mais novo da família Moto G, mas isso não é motivo para se preocupar. O smartphone mescla alumínio e plástico na estrutura, e aceita 2 chips de operadora e um microSD ao mesmo tempo, mas sua traseira não é mais removível. Ele ainda traz 2 GB de RAM e 32 GB, e ele ainda vem com Snapdragon 625 rodando a 2 GHz.
O G6 chegou para corrigir os erros do G5, lançado no Brasil com limitações de hardware. E ele faz isso de um ótimo jeito: o smartphone é construído com vidro e alumínio e tem certificação IP68. Ele também traz aquela câmera dupla que dá um efeito bem similar ao da GoPro, ótimo para quem tem um pai mais aventureiro e gosta de fazer muitas imagens.
Se o seu pai já teve alguma experiência com um smartphone da Apple, muito provavelmente ele vai curtir o iPhone 7 ou 7 Plus. Os aparelhos trazem 2 GB e 3 GB de RAM, opções com até 256 GB de armazenamento e a construção segue em alumínio. Vale lembrar, aliás, que a versão Plus ainda tem um sistema duplo de câmeras, que é um dos seus principais atrativos.
Se lhe perguntarem o que mais chama atenção no S8 ou S8+, a resposta pode ser rápida: o display infinito. Os aparelhos quase não têm bordas laterais, com uma estrutura toda desenhada para abrigar telas gigantes de 5,8” e 6,2”, respectivamente. Eles ainda trazem câmeras de qualidade, hardware atual e robusto e recursos como a Bixby, assistente virtual, e autenticação por íris, além do reconhecimento facial.
O mais recente smartphone topo de linha da Sony traz uma tela de 5.5” com resolução 4K nativa, dando a ele uma singela densidade de ~807 ppi. Não satisfeito com apenas isto, ele também vem com Snapdragon 835, 4 GB de RAM, 64 GB de memória e uma câmera de 19 MP que faz ótimos registros. Para manter tudo isso funcionando, a Sony ainda inclui uma bateria de 3.230mAh.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.