A Ordem dos Advogados dos Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), ingressou, nessa quarta-feira (10), com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), contra a Lei estadual 10.801/2016, que instituiu a Taxa Trimestral de Fiscalização e de Utilização de Serviços Públicos, especificamente a de autorização de documentos fiscais eletrônicos, conhecida pelos contribuintes como a taxa dos três centavos.
A ação foi elaborada pelos membros da Comissão de Estudos Tributários da OAB-PB e o seu ingresso na Justiça foi aprovado no mês de março pelo Conselho Pleno da Ordem. A ADI tramita no tribunal pleno do TJPB, sob o número 0802212-74.20178150000.
O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, ressalta que a ADI atende pleito da sociedade civil organizada e parecer técnico dos tributaristas que compõem a Comissão de Estudos Tributários da Instituição. “A OAB-PB sempre estará vigilante para que os preceitos constitucionais não sejam violados”, sustentou.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.