As Nações Unidas e a Fundação Nippon, do Japão, lançaram convocatória para a edição de 2026 do Programa de Bolsas de Estudos sobre Oceano e Direito do Mar.
O programa de estudos inclui treinamento de três meses na sede da ONU em Nova Iorque.
O programa é aberto a funcionários públicos e profissionais de países em desenvolvimento que atuam diretamente com questões relacionadas ao direito do mar e à preservação do oceano e dos ecossistemas costeiros e marinhos.
O prazo para envio de candidaturas termina em 14 de setembro de 2025.
O objetivo do programa é oferecer aos funcionários públicos de nível intermediário e profissionais de nível intermediário de países em desenvolvimento , que atuem diretamente com questões relacionadas aos oceanos e/ou ao direito do mar, uma formação avançada financiada nessas áreas ou em disciplinas relacionadas, como ciências marinhas, em apoio à formulação de políticas públicas e estruturas de gestão.
O programa busca capacitar os participantes com habilidades para:

Legenda: Fotografia finalista da edição de 2021 do concurso internacional de fotografia para o Dia Mundial do Oceano (8 de junho).
A bolsa tem duração de nove meses , dividida em duas fases:
Para se candidatar, é necessário:
Os(as) candidatos(as) deverão preencher o pacote de inscrição disponível no site do programa, utilizando o botão “APPLY NOW”:https://www.un.org/oceancapacity/content/apply-now
Etapas:
Apenas as candidaturas completas enviadas dentro do prazo serão consideradas.
Os resultados serão divulgados em dezembro de 2025 na página da Divisão de Assuntos Oceânicos e Divisão do Mar da ONU .
Apenas os(as) selecionados(as) e suplementos adicionais recebem autorização oficial por e-mail.
O programa busca atingir um equilíbrio de gênero (50/50) e diversidade geográfica entre os participantes.
Candidaturas de mulheres são fortemente incentivadas.
Acomodações de preços podem ser oferecidas, mediante solicitação, para apoiar a participação de candidatos(as) com deficiência.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.