Opera Paraíba realiza 180 cirurgias oftalmológicas em Santa Luzia

O Programa Opera Paraíba está realizando nesta semana as primeiras 180 cirurgias oftalmológicas do Hospital Sinhá Carneiro, localizado em Santa Luzia, unidade da rede hospitalar estadual. Os procedimentos tiveram início nesta segunda-feira (22) e seguem até a quarta-feira (24), sendo 135 cirurgias de catarata e 45 de retirada de pterígio. A iniciativa atende a população de 22 municípios da 6ª Região de Saúde.

Os usuários beneficiados já estavam cadastrados no programa, criado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o objetivo de facilitar o acesso da população à assistência de saúde e diminuir a lista de espera pela realização de cirurgias eletivas.

A diretora-geral da unidade, Hellyda Francinne, ressalta a importância de o Opera Paraíba estar contemplando os pacientes da região, sem a necessidade de fazer grandes deslocamentos. “É com muita alegria que nós damos início às cirurgias de catarata aqui no Sinhá. A satisfação dos pacientes é a nossa satisfação também, pois agora eles têm a oportunidade de realizar as cirurgias sem precisar viajar para longe, como era antes. E isso só está sendo possível graças à proposta de regionalização do Opera Paraíba”, destaca.

O Opera Paraíba está presente nas três macrorregiões do estado, contemplando cirurgias de baixa, média e alta complexidade. Os procedimentos realizados pelo Programa seguem o fluxo da Central Estadual de Regulação, sendo necessário o interessado realizar o cadastro por meio de encaminhamento via secretaria de saúde municipal ou por meio do site operaparaiba.pb.gov.br, onde são preenchidos os dados pessoais, comprovante de residência e anexados os exames e laudos médicos.

O Hospital Sinhá Carneiro é referência para atendimentos eletivos, ambulatoriais, de urgência, emergência e maternidade.