Nesta terça-feira (27), o Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades lançará os dados atualizados do Observatório Brasileiro das Desigualdades e a pesquisa nacional Desigualdades, que aponta a percepção da população brasileira em temas como renda, pobreza, condições de moradia, escolaridade, preconceito de raça, assédio contra as mulheres, representatividade política e mudanças climáticas.
Com o conjunto de informações, de forma inédita e coordenada, será possível traçar um panorama completo da disparidade do país, formular estratégias, traçar cenários e direcionar políticas públicas.
A primeira edição do Observatório foi lançada em 2023. Agora, um ano depois, serão oferecidas as atualizações dos 42 indicadores, distribuídos em 9 temas e articulados em diferentes dimensões. Com esse diagnóstico será possível monitorar avanços, retrocessos ou estagnação.
O estudo é coordenado pela ABCD – Ação Brasileira de Combate às Desigualdades, iniciativa que tem o apoio de organizações sociais, associações de municípios, centrais sindicais, entidades de classe, instâncias governamentais do Executivo e Legislativo federal, estadual e municipal, e do Poder Judiciário. Em ano de eleições municipais, as articulações reforçam a necessidade de os governos locais estabelecerem ações e políticas integradas sustentáveis e inclusivas, com a participação da sociedade, para combater as desigualdades
A pesquisa Desigualdades é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) e realizada pelo IPEC – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica. Foram entrevistadas 2 mil pessoas (com perfil proporcional à população conforme o IBGE) em 129 municípios durante o mês de julho deste ano.
Semana de Combate às Desigualdades
Entre os dias 26 e 30 de agosto serão realizadas diversas ações em Brasília, com o objetivo de apresentar esses indicadores às diversas instâncias dos poderes. Dentre as principais atividades previstas estão:
27/8, terça-feira, Câmara dos Deputados (auditório Freitas Nobres)
14h – Lançamento da versão 2024 do relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades e da pesquisa nacional Desigualdades para representantes da Frente Parlamentar pelo Combate às Desigualdades, que reúne mais de 200 deputados e senadores firmando compromisso para o avanço social.
17h – Lançamento, pelo Instituto Alziras, do “Monitor da Violência Política de Gênero e Raça”, uma ferramenta fundamental para acompanhar a implementação da Lei de Violência Política de Gênero (Lei 14.192/2021) e para impulsionar uma política mais representativa, justa e inclusiva.
28/8, quarta-feira, Palácio do Planalto
9h30, 4o andar, sala 97 – sessão com representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável para debater os indicadores e apontar estratégias.
15h – Realização do evento Pactuação Interfederativa pelo Combate às Desigualdades, com a presença de ministros e prefeitos.
Sobre o Pacto
O Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades é uma aliança de organizações e redes da sociedade civil, associações de prefeitos, centrais sindicais e parlamentares que decidiram unir forças para que o combate às desigualdades esteja de fato no topo das suas prioridades de atuação e da agenda política do Legislativo, do Executivo e do Judiciário.
O Pacto prevê estratégias de articulação com parlamentares, Executivo federal, prefeituras, empresas, organizações e sindicatos para a realização de iniciativas conjuntas de combate às desigualdades. Além disso, conta com um Observatório das Desigualdades Brasileiras, cujo objetivo é monitorar o comportamento dos indicadores de referência sobre as desigualdades no Brasil, e assim prover insumos para a sociedade civil e para governos, parlamentares e gestores públicos para que possam aperfeiçoar políticas públicas de promoção da equidade.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.