Painel Paraibano de Mudanças Climáticas debate eficiência energética

A Estácio Paraíba foi convidada para participar do 2º Painel Paraibano de Mudanças Climáticas, que está sendo realizado desta terça-feira (05) até a quinta-feira (07), no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A realização é da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas.

“Durante o evento, a Estácio Paraíba vai apresentar dois projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos estudantes de Engenharia. Um deles é sobre Eficiência Energética e o segundo é um projeto de extensão sobre Resíduos Sólidos da Construção Civil”, explica Rosana Mergulhão, coordenadora dos cursos de Engenharia da Estácio Paraíba.

De acordo com a coordenadora, o estudo sobre Eficiência energética teve por objetivo analisar a viabilidade do uso de energia limpa nos processos industriais como alternativa para atendimento à agenda ESG quanto a energia limpa e acessível.

“Foi definido como objeto de estudo o processo industrial de empresas construtoras do estado da Paraíba. Foi realizado um mapeamento das ações para redução do consumo de energia elétrica que permitirá estimar o consumo de energia limpa nos processos industriais com detalhamento dos custos para implantação e previsão do impacto na redução desse consumo”, aponta.

É esperado que, com os resultados, seja possível contribuir para o desenvolvimento de ações na promoção da sustentabilidade quanto ao uso de energia pelas empresas deste setor. Já o segundo projeto que será apresentado no evento teve como objetivo elaborar uma cartilha sobre resíduos sólidos – mais conhecido como “entulho” - e seu uso na construção civil.

“A ideia do projeto é ajudar a entender o que diz a lei municipal sobre os resíduos dessa atividade tão presente em nossa cidade. Os resíduos da construção civil são todos os materiais que sobram de construções, reformas, reparos, demolições de obras, pavimentação e escavação de terrenos. Este material é um guia para que não haja a disposição incorreta deste material valioso, que pode gerar grandes problemas ao meio ambiente”, completa.

O 2º Painel Paraibano de Mudanças Climáticas acontece no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado na Cidade Universitária, em João Pessoa.