Pandemia faz aumentar consultorias

O programa Sebraetec, desenvolvido pelo Sebrae Paraíba com a proposta de orientação customizada e acesso subsidiado a serviços de inovação e tecnologia para micro e pequenas empresas, teve a pandemia do coronavírus (Covid-19) como principal motivo para 59,6% dos empreendedores do estado buscarem a consultoria no ano passado. A informação foi extraída da Pesquisa Sebraetec 2020, realizada pela instituição com o objetivo de levantar a satisfação e principais impactos do programa nos clientes atendidos em 2020.



Dados do estudo revelam, também, que numa escala de 0 a 10, a satisfação média dos donos dos pequenos negócios que usaram os serviços do Sebraetec no ano passado foi de 9,2. Além disso, considerando a mesma escala, o índice de aplicabilidade do programa, ou seja, colocar em prática no dia-a-dia do negócio os aprendizados adquiridos, atingiu 8,5 pontos. Por sua vez, os resultados atingidos pela empresa após a consultoria do programa, ou seja, o índice de efetividade, alcançou, também, 8,5 pontos.



No tocante à solicitação dos serviços do Sebraetec, 35,1% dos entrevistados afirmaram terem buscado a consultoria com o objetivo de ampliar a produção, enquanto 29,8% desejavam automatizar o processo produtivo e 17,54% melhorar a comunicação com o cliente. Com nota média de 9,2, 78,9% dos respondentes disseram ter ficado satisfeitos com o curso ou consultoria que fizeram. Além disso, 98,3% dos entrevistados afirmaram que não tiveram nenhum problema durante a consultoria.



Já em relação ao valor investido para participar do Sebraetec, 80,7% dos entrevistados acham que o preço da consultoria foi adequado e 85,1% já recuperaram o investimento, seja por meio de aumento das vendas, melhora da qualidade do produto ou serviço ofertado ou aumento da produtividade. Para 70,2% dos respondentes, o faturamento mensal aumentou após a participação no Sebraetec. A pesquisa foi realizada por telefone, durante o período de 11 a 17 de dezembro de 2020, e contou com 59 entrevistados.



Para o gestor do Sebraetec na Paraíba, Joacir Souto, os números mostram a efetividade e o ganho das empresas que utilizaram o atendimento por meio do programa em 2020. “Nos quatro anos, nos quais fizemos pesquisas de satisfação, os dados são consistentes no sentido de mostrar a grande aceitação e sucesso que é o Sebraetec em todos os aspectos, sobretudo no aumento do faturamento das empresas, resolução de problemas e efetividade das soluções implementadas”, destacou. Um edital para seleção e cadastro de empresas e prestadores de serviços ao Sebraetec deverá ser publicado ainda este ano.



O que é – O Sebraetec é um programa desenvolvido pelo Sebrae Paraíba que visa contribuir para a melhoria de processos, produtos e serviços nos pequenos negócios através da implantação de soluções inovadoras. Para isto, o empreendedor recebe orientação e consultoria personalizada.