Paraíba conhece modelo de programa social do Chile de combate à pobreza
10 de novembro de 2023
Redação

Com o objetivo de conhecer o programa social de combate à pobreza e extrema pobreza Puente – Chile Solidário, o Governo do Estado, representado pela secretária de estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, esteve em reunião com a comitiva da embaixada do Chile, em Brasília, nessa terça-feira (9). A ideia é implantar na Paraíba um programa semelhante para aperfeiçoar a assistência que já é oferecida a essa parcela da população.

O programa Puente-Chile Solidário é uma iniciativa desenvolvida pelo governo chileno que visa reduzir a pobreza e oferecer oportunidades de desenvolvimento para famílias em situação de vulnerabilidade social, além de promover a inclusão social por meio da implementação de ações como capacitação e qualificação profissional, visando à autonomia e geração de renda e políticas voltadas para a melhoria de vida dos beneficiados.

Uma das principais características do programa Puente-Chile Solidário é sua abordagem multidimensional, que considera não apenas a renda das famílias, mas também outras dimensões importantes, como o acesso a serviços básicos, educação, saúde e moradia.

Para a secretária Pollyanna Dutra, participar da reunião foi fundamental para entender como funciona um programa que teve base científica para seu funcionamento exitoso. “Nós conhecemos esse programa em nossos estudos de enfrentamento e combate à pobreza e extrema pobreza. Assim sendo, achamos pertinente dialogar e conhecer de perto um programa social que tem como foco o desenvolvimento humano. O Puente Solidário é considerado um programa de referência no Chile, então a gente quer fazer isso interligando com o Bolsa Família, que é um público que precisa de um olhar diferenciado”, destacou a secretária.

A reunião contou, ainda, com a presença da Secretaria de Representação Institucional do Governo do Estado em Brasília, que articulou o encontro entre a secretária e os embaixadores chilenos.

Compartilhe: