De janeiro a junho deste ano, a Paraíba registrou a realização de 148 transplantes de órgãos e tecidos. Do total, foram 93 de córneas, dois de coração, 22 de rins e 13 de fígado. Enquanto isso, no mesmo período de 2021, foram contabilizadas 99 cirurgias. O número representa um aumento de 49%.
“O aumento no número de transplantes na Paraíba é um reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido junto a cada profissional que faz a Central, por meio de treinamentos e capacitações. E aliado a esse fator, ainda tem a conscientização das famílias, que já compreendem melhor que o ato de doar órgãos salva vidas,” enfatizou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, Rafaela Dias.
Nos seis primeiros meses deste ano o número de doadores efetivos também aumentou em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2022 foram 20, contra 11 registrados em 2021.
Atualmente, na Paraíba, 473 pessoas continuam na fila de espera pela doação de um órgão ou tecido, sendo 264 de córneas, dois de coração, 21 de fígado e 186 de rim.
Serviço – A sede da Central de Transplantes da Paraíba funciona no prédio anexo ao Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Os telefones para entrar em contato são: (83) 3244-6192 (João Pessoa) e (83) 3310-9252 (Campina Grande).
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.