Paraibano Herman Benjamin é eleito presidente do STJ
23 de abril de 2024
Redação

O ministro Herman Benjamin foi eleito presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta terça-feira (23/4). A partir de agosto, ele sucederá Maria Thereza de Assis Moura e liderará o tribunal durante o biênio 2024-2026.

Com 66 anos, Benjamin é ministro do STJ desde 2006, quando foi nomeado por Luiz Inácio Lula da Silva. Originário do Ministério Público de São Paulo, é natural de Catolé do Rocha (PB) e formou-se pela UFRJ em 1980, com mestrado pela Universidade de Illinois (EUA) em 1987 e doutorado pela UFRGS em 2009.

Conhecido por suas ementas detalhadas nas turmas de Direito Público, Benjamin destaca a importância da jurisprudência ementária no Brasil.

Além disso, a direção do tribunal definiu outros cargos: Luis Felipe Salomão será o vice-presidente, Mauro Campbell assumirá a Corregedoria, e Benedito Gonçalves substituirá Campbell na direção da Enfam.

A eleição de Benjamin marca uma mudança na tradição do tribunal, que passará a seguir o regimento interno em futuras eleições. Essa transição impactará a composição dos colegiados, especialmente a 2ª Turma.

Compartilhe: