PB tem 92 localidades associadas a 77 comunidades quilombolas
21 de julho de 2024
Redação

O Censo Demográfico 2022 identificou 92 localidades quilombolas no território paraibano, associadas a 77 comunidades quilombolas declaradas pelos informantes da pesquisa. Esse quantitativo engloba as comunidades declaradas cujos moradores encontravam-se em localidades quilombolas, isto é, em lugares do território nacional onde existisse um aglomerado permanente de habitantes quilombolas. Foram definidas como localidades as aglomerações de declarações comunitárias que continham 15 ou mais pessoas quilombolas, observada a contiguidade espacial entre os domicílios e os nomes declarados das comunidades quilombolas, podendo ter nomes iguais e estar localizadas em diferentes situações territoriais, em áreas urbanas ou rurais, dentro ou fora de Territórios Quilombolas oficialmente delimitados.

Do total de 92 localidades quilombolas, 76 (82,6%) delas se localiza fora de Territórios Quilombolas oficialmente delimitados, ficando 16 (17,4%) delas dentro desses territórios. Essas 92 localidades estão espalhadas em 37 municípios paraibanos, sendo mais frequentes nos municípios de Cacimbas, com 8 comunidades declaradas e associadas a 9 localidades; Catolé do Rocha, com 5 comunidades e 5 localidades associadas; Coremas e Riachão do Bacamarte, cada uma com 4 comunidades e 4 localidades; Diamante e Santa Luzia, com 3 comunidades e 4 localidades em cada um dos municípios; Conde, com 3 comunidades e 6 localidades associadas; e João Pessoa, com duas comunidades quilombolas (Paratibe e Muçumago) e 6 localidades associadas.

Nesse levantamento, observou-se, em níveis nacional e regional, casos de nomes de comunidades que se repetiam dentro de um mesmo município, em que nem sempre foi possível diferenciar se tratava-se de uma única comunidade com duas localidades ou de comunidades diferentes. Nestes casos, as ocorrências de localidades foram ordenadas sequencialmente.

Na Paraíba, a pesquisa constatou que algumas das 16 localidades existentes dentro de Territórios Quilombolas oficialmente delimitados possuíam o mesmo nome. Foi o caso das quatro comunidades quilombolas declaradas com localidade associada, existentes no Território Quilombola de Paratibe, em João Pessoa, todas com nome igual ao desse Território Quilombola (Paratibe). O mesmo ocorreu nos Territórios Quilombolas de Caiana dos Crioulos (em Matinhas) e Pitombeira (Santa Luzia), cada uma com duas comunidades quilombolas declaradas com localidade associada, cujos nomes são iguais aos nomes dos respectivos Territórios Quilombolas. Já nos Territórios Quilombolas de Serra do Talhado (Santa Luzia), Grilo (Riachão do Bacamarte), Matão (Mogeiro), Pedra D’água (Ingá), Engenho do Bomfim (Areia), Engenho Mundo Novo (Areia), Vaca Morta (Diamante) e Fonseca (Manaíra), havia apenas uma localidade em cada um, com nomes idênticos aos desses territórios quilombolas.

Compartilhe: