Pesquisa aponta que 71% dos paraibanos são favoráveis à vacinação de crianças
8 de março de 2022
Redação

No começo de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão das crianças entre 5 e 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A estimativa é que esse público seja de 20 milhões de crianças. A notícia sobre a imunização, que não é obrigatória, gerou muitos debates. A Alfa Inteligência, empresa filiada a ABEP, ESOMAR, e CONRE-5, fez uma pesquisa no estado da Paraíba com 1.023 cidadãos para saber se eles são a favor ou contra a vacinação nessa faixa etária e 71% dos entrevistados foram favoráveis à imunização.

O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 29 de janeiro de 2022 com pessoas de 16 anos ou mais. O modelo de amostragem utilizado foi o de conglomerado em três estágios. A pergunta era: “Você é a favor ou contra a vacinação em crianças na faixa etária dos 5 aos 11 anos de idade?”. Algumas informações chamam a atenção. No recorte por faixas etárias, o percentual de favoráveis ao imunizante sobe para 79% entre as pessoas de 45 a 59 anos. O maior índice. Já o menor está entre os cidadãos de 25 a 34 anos, o número registrado foi de 64%.

Na divisão por grau de instrução o percentual mais elevado de quem é a favor está entre os analfabetos, 74%. Uma diferença de apenas 1 ponto percentual para as pessoas com o superior completo ou incompleto (73%). Entre os indivíduos que não exercem atividade remunerada esse índice sobe para 76%, contra 67% dos que exercem.
Outro recorte que merece destaque é religião. O percentual cai para 58% (favoráveis) entre os evangélicos. Entre as pessoas que se denominaram sem religião o índice ficou em 67% e entre os católicos esse número foi de 78%.

A pesquisa também explorou ainda mais os dados. Foi perguntado também: “Você tem filhos?”; 68% dos entrevistados informaram que têm filhos. Esse número sobe para 80% entre os analfabetos e vai diminuindo à medida que o grau de instrução vai aumentando: fundamental completo/incompleto (69%); médio incompleto/completo (65%); superior incompleto/completo (59%). Entre as pessoas que não trabalham ou não exercem atividade remunerada, 72% também têm filhos. E esse percentual cai quando se trata das pessoas que não tem nenhuma religião, 57%.

Metade dos entrevistados (50%) tem filhos com idade superior a 16 anos e 20% têm filhos entre 5 a 11 anos de idade. Entre as pessoas que têm filhos de 12 a 16 anos o índice fica em 15%. O mesmo para quem tem filhos de até 5 anos. Durante o levantamento também foi perguntado: “Seus filhos foram vacinados?” – 80% dos entrevistados informaram que seus filhos foram vacinados contra a covid-19. Esse número aumenta para 85% entre os analfabetos e foi de 80% entre os que têm superior incompleto/completo. Já entre os desempregados o percentual cai para 71% e salta para 87% entre os estudantes.

O resultado dessa pergunta também chamou a atenção, novamente, no recorte religioso. O número é menor entre os que não possuem religião (71%) e os evangélicos (74%). Entre os católicos o índice ficou em 83%.

Sobre a Alfa Inteligência
Fundada em 2008, a Alfa Inteligência é uma empresa administrada pela holding Alfa Group, e se consagra como uma das melhores no mercado de pesquisa de opinião e estratégia do Brasil, atendendo grandes empresas, entidades, órgãos do setor público e candidatos a cargos eletivos. Conta com diferenciais como tecnologia digital de ponta a ponta, plataforma própria de coleta e análise de dados com inteligência artificial, time de consultores seniores e assertividade superior a 98%.

Compartilhe: