Pesquisa revela hábitos de consumo diante da TV
12 de julho de 2022
Redação

A TV, que tradicionalmente dependia de modelos de transmissão aberta ou por assinatura, agora conta com a versão Conectada, as Smart TVs, que popularizaram os mais variados formatos de distribuição do seu conteúdo e se tornam um importante novo ponto de contato entre marcas e consumidores. Nesse contexto, a publicidade em TV Conectada (CTV) trouxe a inovação de se tornar cada vez mais mensurável e com mais possibilidades para interagir com a audiência certa, considerando o momento e o conteúdo mais adequado.
Para melhor entender o comportamento do consumidor de CTV, a Nielsen e a MetaX se uniram para a realização de um estudo especial, realizado entre os dias 25 e 29 de abril, com uso de questionário online para 1130 pessoas de todas as regiões do país, produzindo um intervalo de confiança de 95% no ambiente MetaX. Dentre os entrevistados, contemplou os setores de Moda, Delivery, Tecnologia, entre outros, compreendendo como avançar o mercado, além de oportunidades e desafios.
“Com os insights gerados, é possível ser assertivo nesse ambiente e aproveitar o enorme engajamento dos consumidores, que gastam horas entretidos nesse ambiente. Estamos prontos para ajudar as agências e as marcas que querem inovar, ser mais criativas e eficientes em sua estratégia de mídia”, conclui Dilton Caldas, CTV Business Director da MetaX.
TV conectada como ponto das relações interpessoais: Quando perguntados sobre o número de SmartTVs ou TVs conectadas em sua residência, 71% dos entrevistados afirmaram ter apenas uma TV Conectada. Já 63% preferem assistir TV acompanhados de pelo menos mais uma pessoa, tornando a CTV um ponto de contato que alcança a audiência em um único momento e conversa com mais de uma pessoa por meio de um só dispositivo.
CTV facilita a conectividade e as experiências com a marca: 70% dos respondentes utilizam o celular enquanto assistem à Smart TV, enquanto 49% realizam alguma ação após serem impactados por anúncios de marcas, seja ela fazer buscas na internet sobre a marca, realizar pesquisa nas mídias sociais ou ler notícias. O estudo aponta para um usuário que está conectado em diferentes plataformas simultaneamente, sendo uma oportunidade para a CTV em facilitar essa integração e experiência multicanal com a marca.
Valores norteiam os hábitos de consumo: A pesquisa levantou quais os valores que os consumidores mais se identificam. Descobriu-se que que valores como “sustentabilidade e meio-ambiente” e “tecnologia” perpassam todas as principais categorias de compras e mercados analisados. É possível perceber, por exemplo, que consumidores que valorizam “tecnologia” estão mais ligados à games que consumidores que valorizam “sustentabilidade e meio-ambiente”, mas que ambos consumidores estão muito conectados à categoria de produtos de beleza.
Interesse em moda e delivery lideram no ambiente CTV: Em relação às categorias de consumo, a pesquisa mostrou que o setor de moda e delivery são os que mais se destacaram em ambiente CTV.

Compartilhe: